Quer ver o eclipse solar? Planetário organiza observação coletiva

Praça do Cruzeiro terá distribuição de equipamentos, em parceria com o Clube da Astronomia de Brasília. Participação é gratuita

Eclipse solar visto de Brasília (DF)

Neste sábado (14/10), o Planetário de Brasília promove uma atração que tem tudo para agradar diferentes faixas de público: a observação do eclipse solar. Executada em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília, a iniciativa terá como palco a Praça do Cruzeiro, a partir das 14h30, com entrada gratuita.

A observação do fenômeno requer alguns cuidados, como a utilização de equipamentos adequados, a fim de evitar danos à visão. Por essa razão, serão distribuídos óculos com filtros solares e telescópios serão disponibilizados para a apreciação do eclipse.

Às 16h51 de sábado (horário de Brasília), a Lua estará alinhada entre o Sol e a Terra. Nos estados das regiões Norte e Nordeste, será possível ver o eclipse anular, que é quando a Lua se encontra no ponto mais distante de sua órbita da Terra – o que astrônomos chamam “apogeu”.

Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, o que possibilita a aparição de um anel brilhante. No restante do país, o fenômeno será visto de forma parcial. Nesse tipo de eclipse, os três astros se encontram bem alinhados na ocasião da fase nova da Lua, mas o Sol não fica totalmente encoberto pela Lua, restando apenas um anel visível do disco solar.

Serviço

Observação do eclipse solar parcial
→ Sábado (14/10), a partir das 14h30, na Praça do Cruzeiro (Eixo Monumental)
→ Entrada franca, com classificação indicativa livre.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *