FHC se reúne com Lula e economistas que participaram do Plano Real

Ex-presidente está com 93 anos e recebeu visitas na casa em que mora em São Paulo. Real entrou em vigor há três décadas, em 1º de julho de 1994

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Lula durante reunião nesta segunda-feira (24) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Lula durante reunião nesta segunda-feira (24) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu nesta segunda-feira (24), na residência em que vive em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente Lula embarcou para São Paulo na manhã deste domingo (23). Durante a campanha presidencial de 2022, o petista esteve com Fernando Henrique Cardoso, que declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tradicional adversário de Lula, FHC declarou, na ocasião, que votava em Lula em razão de “uma história de luta pela democracia e inclusão social”.

Antes do encontro com o petista, o tucano se reuniu com economistas que participaram da elaboração do Plano Real.

Também nesta segunda a Fundação Fernando Henrique Cardoso realiza um evento sobre o Plano Real, do qual participam os economistas André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida.

Plano Real

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebe os economistas Pérsio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco, que trabalharam no Planp Real — Foto: Fundação FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebe os economistas Pérsio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco, que trabalharam no Planp Real — Foto: Fundação FHC

Presidente do Brasil de 1995 a 2003, FHC está com 93 anos. Em 1994, ele era ministro da Fazenda do governo Itamar Franco.

Foi naquele ano que nasceu o plano que deu origem à moeda que está até os dias de hoje em vigor no país.

O Plano Real, que marcou o fim de um dos períodos de maior instabilidade econômica e monetária do Brasil, teve seu processo iniciado em 1993 e tinha como objetivo controlar a inflação que ultrapassava os quatro dígitos na época.

De acordo com informações do Banco Central, no acumulado em 12 meses entre julho de 1993 e junho de 1994, quando o real foi implementado, a inflação chegou a encostar no nível de 5.000%.

Apenas para se ter uma ideia, de lá para cá, “mesmo com as várias crises internacionais e internas que prejudicaram a estabilização econômica, o IPCA acumulado em 12 meses passou de 9% em poucas ocasiões”, destaca a instituição.

A implementação do real como a moeda nacional foi a última etapa do plano monetário.

Lula e Chomsky

Também nesta segunda-feira Lula deve visitar o linguista e filósofo Noam Chomsky. Assim como a visita a FHC, este encontro será reservado.

Amigo de Lula, o norte-americano Noam Chomsky, de 95 anos, teve alta hospitalar na última terça-feira (18). A informação foi divulgada pelo hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde o filósofo estava internado.

Ele sofreu um acidente vascular cerebral massivo em junho de 2023, como informou Mario Sergio Conti no jornal “Folha de S. Paulo”.

Chomsky é casado com uma brasileira e, nos últimos anos, adotou o Brasil como segundo lar.

Lula também deverá encontrar outro escritor nesta passagem por São Paulo. Trata-se de Raduan Nassar, autor de “Lavoura Arcaica” (1975).

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍e de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS
📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *