Lula sobre Venezuela: “Não tem nada de grave, nada de assustador”

Presidente disse que cabe à Justiça decidir sobre resultado e criticou imprensa por tratar a vitória de Maduro como a “3ª Guerra Mundial”... Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/governo/nada-de-anormal-diz-lula-sobre-processo-eleitoral-na-venezuela/) © 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Nicolás Maduro com Lula, em visita ao Brasil -- Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, pela primeira vez publicamente, o resultado das eleições na Venezuela, que deu a vitória a Nicolás Maduro, mas está sendo contestado pela oposição no país e pela comunidade internacional.

O chefe do Executivo brasileiro deu uma entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso. Lula afirmou que é necessária a apresentação das atas de votação e que, caso haja dúvida, a oposição pode entrar com recurso.

Em trecho da entrevista, Lula considera não ver gravidade na situação do país vizinho. “Não tem nada de grave, nada de assustador”, comenta.

Na entrevista, o presidente também disse que vê a situação com normalidade.

“É normal que tenha uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça o processo. E vai ter uma decisão, que a gente tem que acatar. Eu estou convencido que é um processo normal, tranquilo”, disse. A íntegra da entrevista não foi ao ar, mas a emissora publicou trechos nas redes sociais.Play Video

Lula também comentou a nota do Partido dos Trabalhadores, que reconheceu Maduro como vencedor do pleito. O titular do Planalto criticou a cobertura da imprensa sobre o tema.

“A nota do Partido dos Trabalhadores elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. Ao mesmo tempo, reconhece que o tribunal eleitoral já reconheceu [Nicolás] Maduro como vitorioso. Mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial, mas não tem nada de anormal”, destacou.

Até o momento, manifestação do governo brasileiro veio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O órgão havia se posicionado de forma cautelosa, sem reconhecer algum resultado, já que a oposição denunciava uma suposta fraude eleitoral.

Segundo a nota, o país precisava de mais informações para endossar a “transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

Na tarde desta terça-feira, Lula conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O conteúdo do telefonema não foi revelado, mas a previsão é que os dois conversariam sobre a situação na Venezuela.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *