Cidades do Entorno serão contempladas com curso gratuito de robótica

O projeto é voltado para crianças e jovens entre 8 e 20 anos, com preferência para alunos da rede de pública de ensino, e vai atender 21 cidades, entre elas, Cristalina, Valparaíso de Goiás e Santo Antônio do Descoberto. As inscrições vão até 7 de outubro

As aulas do curso de robótica ocorrerão duas vezes por semana, com um dia dedicado a esclarecimento de dúvidas. Foto: Secti (Divulgação)

Jornal Opção Entorno conversou com a responsável pelo projeto, a gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Daniele Silva, para saber um pouco mais sobre a proposta do programa Start, sigla para “Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias”.

A gerente destacou alguns objetivos do projeto, enfatizando a importância da capacitação e do acesso à tecnologia para o benefício de alunos e das comunidades participantes. “Estamos fazendo um trabalho de formiguinha para captar os estudantes dentro das escolas. Queremos contar para eles o que é o projeto, mostrar para eles o quanto eles são importantes e quanto a gente está considerando a participação deles. Desse modo, levaremos o acesso e o contato com a tecnologia para todos. Amanhã estaremos em Santo Antônio do Descoberto instalando o projeto na Escola do Futuro”.

Daniele Silva: “O nosso grande objetivo é ser essa ponte entre o mundo da tecnologia e a educação tecnológica”. Foto: Secti

Daniele explicou, ainda, que haverá um encontro com coordenadores e diretores de todas as escolas da região para explicar a proposta do curso. “Vamos conversar sobre a nossa expectativa de ter a comunidade dentro do projeto, para conseguirmos realmente mobilizar essas pessoas, a fim de que os estudantes enxerguem no aprendizado de robótica e da programação uma oportunidade de ampliar os horizontes. Esse é o início de uma grande jornada”.

O projeto também atende à comunidade

Nos municípios de Cristalina, Luziânia e Valparaíso de Goiás, o programa Start chegará na próxima semana. A estrutura será instalada em algumas escolas e em um centro de cultura, onde o curso será voltado para a comunidade. “O nosso grande objetivo é ser essa ponte entre o mundo da tecnologia e a educação tecnológica”, frisou Daniele.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a intenção é proporcionar a crianças e jovens, uma introdução ao mundo da tecnologia, mostrando que este é um caminho viável. “No curso, elas vão aprender a utilizar equipamentos de ponta, como impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual, além de pensar em soluções tecnológicas para os problemas de suas comunidades”, destacou Lyra Netto.

O curso é dividido em módulos

O curso é estruturado em três módulos distintos. O primeiro, denominado “Introdutório”, apresenta os fundamentos da robótica e introduz novas tecnologias, como a impressão 3D. O módulo Intermediário, por sua vez, foca no desenvolvimento de projetos mais avançados, utilizando as tecnologias discutidas anteriormente. Por fim, o módulo Avançado é dedicado à elaboração de projetos que respondam às necessidades da comunidade local, proporcionando soluções inovadoras.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, com um dia específico para tirar dúvidas, enquanto os laboratórios estarão abertos à comunidade nos outros dias, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99443-9541📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *