Mais de 100 mortos num dos maiores desastres naturais da História espanhola

O presidente da Comunidade Valenciana (região de Valência), Carlos Mazón, anunciou, esta manhã, um plano económico de 250 milhões para aliviar as consequências

https://asset.skoiy.com/jnrcnjwljorqgsbu/1ci8xj9u7oe1.jpg

Mais de 100 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas em consequência da tempestade que se abateu sobre o leste de Espanha na terça-feira. As imagens captadas pelos fotojornalistas Manuel Bruque, da agência EPA, e Rober Solsona, da Europa Press, mostram a dimensão do rasto de destruição.

Só em Valência estão já contabilizadas 101 vítimas mortais, uma em Málaga e duas em Castela-La Mancha, sendo que as autoridades temem que o balanço possa continuar a aumentar, tendo em conta o número indeterminado de desaparecidos causados por aquela que, escreve a imprensa espanhola, é uma das maiores catástrofes naturais de sempre no país.

Esta quinta-feira de manhã, são retomados os trabalhos de resgate, nos quais participam mil militares, além de milhares de guardas civis, bombeiros e polícias. As fortes chuvas que assolaram a região de Valência na terça-feira à noite ameaçam agora duas zonas em particular: o nordeste (há aviso vermelho para o norte de Castellón e amarelo no sul de Tarragona) e o sudoeste (há avisos amarelos nas províncias de Cádis, Huelva e Sevilha, na Andaluzia, e em toda a Extremadura). Há ainda avisos amarelos para as ilhas Baleares.

Milhares de pessoas continuam sem energia nas suas casas e os danos materiais agigantam-se, havendo ainda muitas estradas fechadas na província de Valência, onde milhares de automóveis foram arrastados, e estando suspenso o serviço ferroviário de alta velocidade entre Madrid e a Comunidade Valenciana, bem como o corredor do Mediterrâneo para Barcelona.

Depois de ter anunciado três dias de luto oficial, a contarem a partir de hoje, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitará o centro de coordenação de emergências na capital valenciana, a menos de 10 quilómetros de Paiporta, a zona mais afetada.

Plano de 250 milhões para população afetada

O presidente da Comunidade Valenciana (região de Valência), Carlos Mazón, anunciou, esta manhã, um plano económico de 250 milhões para aliviar as consequências da DANA (depressão isolada em níveis altos – saiba aqui o que é). “O apoio será muito rápido, sem burocracia, para as pessoas reconstruírem as suas vidas, comprarem móveis, fazerem obras suas casas”, assegurou o governante, apontando que os valores serão de seis mil euros por pessoa afetada.

A este pacote de ajudas será acrescentado outro para pessoas dependentes e idosos, estando previsto também um passe de transporte gratuito de um ano também para todas as pessoas afetadas pelas cheias. 

https://asset.skoiy.com/jnrcnjwljorqgsbu/giznnx47uzqw.jpg
https://asset.skoiy.com/jnrcnjwljorqgsbu/leizn4su45yh.jpg

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99443-9541📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

fonte:

Jornal Nacional da Espanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *