EUA se pronunciam sobre estrutura subterrânea da embaixada em Brasília, veja vídeo e imagens do projeto
A nova embaixada dos Estados Unidos está em obras em Brasília, no mesmo local da original, no Setor de Embaixadas Sul, deve ficar pronta até 2031
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil se pronunciou para desmentir que esteja promovendo a construção de uma megaestrutura subterrânea de 9 andares em sua sede, localizada em Brasília.
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da embaixada esclareceu que o novo edifício em construção contará com apenas um andar abaixo do nível da rua, e não nove, como mencionado em postagens nas redes sociais.
A representação diplomática norte-americana afirmou que a confusão parece ter surgido de uma interpretação equivocada sobre a fundação do edifício.
De acordo com a embaixada, as estacas que sustentam o prédio possuem profundidades de até 30 metros para garantir a segurança e estabilidade da estrutura, em conformidade com as normas de construção dos Estados Unidos.
“A nova instalação respeita as características da paisagem de Brasília, e a modernização tem o objetivo de expandir a capacidade de atendimento, com aumento de 40% na capacidade de entrevistas de vistos”, explicou a assessoria da representação diplomática.
Ainda segundo a embaixada, o projeto da nova estrutura está cumprindo todos os processos de aprovação e licenciamento necessários.
“Desde o anúncio do projeto, em 2015, o governo norte-americano tem trabalhado em estreita colaboração com o Distrito Federal e o Ministério das Relações Exteriores para obter as aprovações e licenças necessárias para o projeto”, diz trecho da nota.
Pedido de explicações à embaixada dos EUA
A divulgação da história dos 9 andares subterrâneos levou o deputado Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara, a questionar formalmente a embaixada norte-americana, conforme noticiou o colunista do Metrópoles Igor Gadelha.
O parlamentar protocolou um pedido de esclarecimento na última quinta-feira (31/10) e afirmou que a obra levanta preocupações sobre a soberania nacional.
“Por se tratar de questão de soberania nacional, estou protocolando um pedido de esclarecimento para a embaixada americana explicar ao povo brasileiro o porquê da necessidade de uma estrutura tão grande com 9 andares subterrâneos”, afirmou Barros.
A nova embaixada dos Estados Unidos está em obras em Brasília, no mesmo local da original, no Setor de Embaixadas Sul. A expectativa é que a construção termine até 2031.
A embaixada elaborou o esboço de como o local ficará quando finalizada a obra. Confira o tour digital:
De acordo com a embaixada, a obra terá impacto econômico de US$ 315 milhões. A estimativa é que 2,4 mil trabalhadores sejam empregados durante a construção — 800 devem trabalhar diariamente durante o pico da construção.
O projeto deve ser concluído em até 76 meses.
A área construída bruta terá cerca de 27 mil m², além de 21 mil m² bruto de chancelaria. No tour virtual disponibilizado pela embaixada, a edificação conta com três andares, quadras esportivas de basquete, tênis e vôlei, além de piscina e academia.
No espaço, serão 347 vagas de estacionamento, mais 1,1 mil m² de espaço comunitário.
A vegetação da área vai conservar a paisagem histórica e as características originais do pátio projetado pelo arquiteto paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. O espaço terá 24 espécies de plantas nativas do Cerrado, além de outras 32 espécies nativas brasileiras.
Veja fotos abaixo:
Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo🌎dando ênfase para notícias regionais📍 de utilidade pública.
✔️ANUNCIE CONOSCO
🟩WhatsApp📱(61)99414-6986
✅Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA
🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️