PCDF realiza operação para apurar suposto esquema de corrupção no Detran; confira o vídeo

Buscas foram realizadas nas unidades do Detran em Brazlândia e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além de diligências no Incra 09 e na Ponte Alta, na região administrativa do Gama

Com apoio da Corregedoria do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a 18ª DP da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação nesta manhã (17) para desarticular um suposto esquema de corrupção praticado por dois servidores do Detran, que teriam incorrido nos crimes de advocacia administrativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações e condescendência criminosa.

Foram apreendidos documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos em buscas realizadas nas unidades do Detran em Brazlândia e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), além de diligências no Incra 09 e na Ponte Alta, na região administrativa do Gama.

Emissão irregular de ATPV-e

Segundo informações da PCDF, a investigação foi iniciada a partir de denúncias registradas na Ouvidoria do Distrito Federal. As apurações mostram que os suspeitos burlavam os normativos legais e emitiam, a proprietários de agências de veículos, Autorizações para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) sem exigência de documentação obrigatória. Em cada uma dessas emissões irregulares, eles recebiam uma propina em torno de R$ 50.

De acordo com os dados da 18ª DP, de Brazlândia, em quase metade desses casos, além da ausência de documentos, não houve registros processuais dessas operações. “As investigações vão agora seguir para verificar a atuação de outros servidores e para análise da documentação que foi apreendida hoje”, esclareceu o delegado Diego Castro, da 18ª DP.

A PCDF apurou ainda a existência de 14 transações envolvendo compra e venda de veículos por um dos suspeitos, apresentando indícios de benefícios financeiros indevidos por parte do servidor público do Detran-DF.

Ambos os investigados serão afastados de seus cargos enquanto durarem as apurações.

Plantação de maconha

Outra descoberta da PCDF ao longo da operação foi uma plantação de maconha encontrada na residência de um dos servidores. “A droga é vinculada ao filho de um dos suspeitos. Não tem nada a ver com a apuração do Detran”, esclarece Diego Castro. “Ela foi apreendida e o delegado de plantão entendeu que o filho desse servidor se enquadra como usuário de drogas”, conclui.

Confira, a seguir, o vídeo com trecho da operação da PCDF:

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *