Castra-DF inaugura abrigo público temporário para animais de rua

Daniel Donizet visita abrigo de transição do Castra-DF e conhece primeiros cães e gatos resgatados das ruas

Programa Castra-DF

A Secretaria de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan) abriu mais um abrigo público temporário para animais de rua. A inauguração faz parte de uma nova etapa do Programa Castra-DF, que prevê a castração, a vacinação, a microchipagem, bem como o acompanhamento veterinário de cães e gatos abandonados.

O local conta com 16 baias, para cerca de 150 animais; uma sala de internação; espaço para banho e tosa; além de área de lazer para os pets, com duas quadras – de concreto e de grama – e uma piscina em formato de osso, que está em construção. Até o momento, cerca de 50 bichos se encontram no abrigo.

Veja imagens do local:

O local é voltado especificamente ao tratamento e aos cuidados pós-operatórios de animais em situação de rua resgatados pela Sepan, para evitar que eles voltem às ruas e dar uma nova oportunidade de vida a eles, por meio da adoção por famílias comprometidas com o bem-estar dos pets.

A localização do abrigo não foi divulgada, para que a população não use o espaço do abrigo para abandonar animais de estimação.

Adoção responsável

Os animais serão colocados para adoção pela organização de controle social (OCS) responsável pelo projeto. Além disso, a instituição divulgará fotos e informações sobre os bichos nas mídias sociais, em canais oficiais e parceiros, com telefones para os interessados em ficar com eles.

Quando os animais estiverem aptos para adoção, os detalhes sobre eles serão publicados no site Castra-DF, com as características de cada bicho, como idade e peso. Eles serão disponibilizados em feiras, divulgadas posteriormente, e o futuro tutor poderá deixar um número de contato para a equipe do abrigo ou preencher uma ficha de interesse na adoção.

Daniel Donizet visita abrigo de transição do Castra-DF e conhece primeiros cães e gatos resgatados das ruas

O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) visitou, nesta segunda-feira (23), o abrigo de transição do Castra-DF, projeto pioneiro que prevê a castração, vacinação e microchipagem, adestramento e adoção responsável de cães e gatos em situação de rua no Distrito Federal.

Durante a visita, o parlamentar conheceu 12 filhotes e duas mãezinhas que chegaram hoje ao abrigo de transição e que ainda passarão pelo protocolo de castração e demais cuidados antes de seguirem para adoção responsável. Ao todo, o espaço já acolhe 18 cães e gatos.

“É emocionante ver o começo de um trabalho tão necessário. Esses animais agora terão a oportunidade de receber cuidados e, em breve, encontrar um novo lar. Seguiremos firmes para ampliar o Castra-DF e beneficiar ainda mais cães e gatos que vivem nas ruas”, afirmou Daniel Donizet.

O projeto Castra-DF, realizado em parceria com a Secretaria de Proteção Animal e o Instituto Omini, vai atender, inicialmente, 150 animais. O abrigo de transição funciona como espaço temporário até que os bichinhos estejam prontos para adoção.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles/Site dep. Daniel Donizet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *