Portal reunirá informações sobre trilhas ecológicas do DF. Saiba mais

Banco de dados será aberto, e população poderá sugerir novos trajetos, que serão integradas ao projeto Caminhos do Planalto Central (CPC)

O Portal do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), passará a contar com um espaço exclusivo para divulgar detalhes das trilhas conhecidas que fazem parte do projeto Caminhos do Planalto Central (CPC).

Os procedimentos necessários ao cadastro das trilhas no Sisdia foram regulamentados na última quinta-feira (26/6), por meio da Lei Distrital nº 6.892/2021, que estabelece os critérios técnicos e os prazos para análise das propostas de registro delas no sistema.

A ferramenta reunirá informações detalhadas sobre os percursos ecológicos da região do DF, com mapas interativos, extensão, nível de dificuldade e principais pontos de interesse.

Cadastro on-line

A lei define trilhas ecológicas como caminhos demarcados e sinalizados para serem percorridos a pé, de bicicleta ou a cavalo, a fim de aproximar o visitante do ambiente natural, bem como valorizar atrativos ambientais, históricos, culturais e turísticos.

A regulamentação permite que órgãos públicos, organizações da sociedade civil e entidades privadas proponham o cadastro de trilhas. O processo começa com o preenchimento de um formulário eletrônico no Sisdia, no qual será necessário dar informações de identificação, dados técnicos, características ambientais e plano de gestão do trajeto.


Informações cobradas no formulário

  • Tipo de uso (pedestre, ciclismo, cavalgada ou multiúso);
  • Localização;
  • Grau de dificuldade;
  • Estado de conservação;
  • Zonas de risco ambiental;
  • Plano de gestão do trajeto;
  • Informações de segurança;
  • Detalhes sobre sinalização;
  • Características ambientais; e
  • Medidas de proteção ambiental adotadas.

Depois disso, a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Territorial terá 30 dias para verificar a conformidade dos documentos, mas poderá cobrar informações complementares antes de liberá-la para acesso do público.

Além de auxiliar turistas na escolha de roteiros para ecoturismo e cicloturismo, o portal oferecerá recursos para pesquisadores e gestores ambientais. Os dados ficarão disponíveis em formatos abertos, de modo a facilitar estudos e o desenvolvimento de aplicativos de turismo sustentável.

Um painel interativo apresentará estatísticas como o número de trilhas sinalizadas, a quantidade de voluntários cadastrados para atuar nela e as áreas de conservação envolvidas.

O sistema permitirá que grupos de trilheiros, organizações não governamentais (ONGs) e órgãos públicos sugiram novos percursos por meio do formulário on-line.

A plataforma contará, ainda, com informações ambientais, como áreas de conservação na região e zonas de risco, para contribuir com o planejamento de ações de preservação da biodiversidade e de educação ambiental. A iniciativa também visa promover a geração de renda em comunidades rurais.

Caminhos do Planalto Central (CPC)

O CPC é um sistema de trilhas com cerca de 400 quilômetros no total. Elas cortam o Distrito Federal e compõem a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas).

Os percursos contam com trajetos para caminhantes, ciclistas, corredores e cavaleiros interessados em desfrutar de momentos na natureza. O CPC é formado por três arcos que partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico: a Floresta Nacional (Flona) de Brasília e a Pedra Fundamental de Brasília, no Morro do Centenário.

O conjunto de trilhas também é compostos por duas conexões: a Saída Leste da Pedra até a Lagoa Feia, em Formosa (GO), e a Saída Oeste da Flona até Brazlândia, contornando a Barragem do Descoberto.

Em Brazlândia e Formosa, o CPC se liga a duas outras trilhas, integrantes do Caminhos dos Goyazes: a Rota do Rio Areias e o Caminho dos Veadeiros. Outros detalhes sobre elas estão disponíveis no site oficial dos Caminhos do Planalto Central.

Com informações da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema)

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *