Despachantes do Detran-DF estão envolvidos em transferências indevidas

Investigações começaram há cerca de um ano, após uma pessoa perceber que seu veículo havia sido transferido de forma fraudulenta

Investigação senhas de servidora do Detran

Dois dos três suspeitos de envolvimento no cadastro irregular de processos de transferência de veículos já haviam trabalhado no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) como despachantes. Os nomes deles não foram divulgados.

O trio é investigado por acessar, de forma indevida, os sistemas do Detran-DF. A ação da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte) contou com o apoio da Polícia Civil do Piauí.

Ao todo, foram cumpridos nesta quarta-feira (28/1) quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Planaltina (DF), Planaltina (GO), Valparaíso (GO) e Água Branca (PI).

As investigações começaram há cerca de um ano, após uma pessoa perceber que seu veículo havia sido transferido de forma fraudulenta.

Ao procurar o Detran, foi constatado, em uma apuração interna, que cerca de 300 transações irregulares haviam sido realizadas usando a matrícula de uma servidora, inclusive em seus horários de folga.

A própria servidora procurou a delegacia, dando início a uma investigação conjunta com o Detran, que identificou acessos externos irregulares ao sistema para a transferência indevida de veículos.

As investigações continuam para identificar todos os integrantes do grupo, que responderão pelos crimes de invasão de dispositivo informático, estelionato e organização criminosa.

Posicionamento

Em nota, o Detran-DF disse que acompanha a operação e “esclarece que os fatos investigados se referem ao uso indevido e fraudulento da credencial de acesso de uma servidora, obtida de forma criminosa por terceiros, para a realização irregular de transferências de veículos”.

O órgão disse, ainda, que ao identificar as irregularidades, disponibilizou todas a informações técnicas necessária à PCDF.

“Nos últimos nove meses temos intensificado as ações no nosso sistema de defesa e trabalhando em conjunto com a Polícia Civil para poder suprir e identificar os padrões anômalos e acessos suspeitos. Toda anomalia é reportada à PCDF”, disse o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, segundo o comunicado.

“Atualmente, o Detran-DF passa por uma reestruturação de todos os sistemas, inclusive estamos preparando a tokenização para garantir ainda mais segurança”, destacou.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata
📰 Leia e veja as melhores notícias do Distrito Federal, entorno de Brasília, Brasil e do mundo 🌎 dando ênfase para notícias regionais 📍 de utilidade pública.
✔️ ANUNCIE CONOSCO
✅ WhatsApp 📱(61)99414-6986
PORTAL DE NOTÍCIAS 📲 ODEMOCRATA
🌎 SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ 🖥️

fonte:

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *