VÍDEO: fenômeno das “luzes de terremoto” é registrado na Turquia pouco antes do trágico abalo sísmico - ODEMOCRATA ODEMOCRATA - As melhores notícias toda hora ...

VÍDEO: fenômeno das “luzes de terremoto” é registrado na Turquia pouco antes do trágico abalo sísmico

Em 2014, cientistas americanos descobriram que as luzes seriam causadas por descargas elétricas geradas pelo movimento das falhas geológicas durante os tremores de terra

Internacional

2 meses atrás

Além da destruição e das milhares de mortes, o terremoto registrado na Turquia na madrugada da última segunda (6/2), próximo à fronteira com a Síria, no Oriente Médio, também gerou um fenômeno misterioso conhecido como “luzes de terremoto”.

Vídeo compartilhado no Twitter pelo jornalista turco Barzan Sadiq mostra um morador de uma cidade perto de Gaziantep (epicentro do tremor de terra) filmando o começo do abalo sísmico quando flashes de luz azul são vistos no céu. De acordo com o site português Tempo, a primeira vez que foram registradas essas luzes de terremoto foi no ano de 1600.

Apesar de ser um fenômeno pouco estudado, cientistas da Universidade Rutgers, dos Estados Unidos, apresentaram um estudo na reunião anual da Sociedade Americana de Física (American Physical Society), em 2014, afirmando que esses flashes de luz ocorreriam porque a movimentação de terra perto das falhas geológicas poderiam gerar carga elétrica, como raios em uma tempestade.

O engenheiro biomédico Troy Shinbrot, da Rutgers, criou em laboratório um modelo em miniatura de interferências e rachaduras semelhantes a terremotos e encontrou enormes saltos de voltagem resultantes do deslocamento de material granular usado para imitar a Terra.

Como mostra o site português, a ocorrência luminescência associada a terramotos não é comum, mas há vários relatos e vídeos. Em 1906, dois dias antes do famoso terramoto que destruiu parte da cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), um casal avistou raios de luz perto do chão. Em 1988, em Quebec, no Canadá, foram avistadas luzes cor de rosa e roxas 11 dias antes do tremor de terra.

Mais recentemente, em 2007, em Pisco, no Peru, luzes de terremoto foram registadas por câmeras de segurança durante um abalo sísmico de magnitude 8. Na Itália, na região de Abruzzo, em 2009, moradores flagraram luzes no centro histórico da cidade de L’Aquila segundos antes do tremor de terra.

O fenômeno também foi capturado em vídeo em 2011 (veja abaixo), quando um terremoto no Japão foi seguido do destruidor tsunami na região de Fukushima, que gerou até a destruição da usina nuclear.

Siga ODEMOCRATA no Instagram pelo link www.instagram.com/odemocrata ou Facebook link: www.facebook.com/portalodemocrata , acesse📰noticias variadas do📍Distrito Federal entorno de Brasília, Brasil e do 🌎mundo deixe seu comentário🗣
✅ANUNCIE CONOSCO🟩WhatsApp📱(61)98426-5564📱(61)99414-6986
✅Confira nossa tabela de preço. Fazemos permutas e parcerias🤝🏽
PORTAL DE NOTÍCIAS📲ODEMOCRATA🌎SEMPRE CONECTADO COM VOÇÊ🖥️

Fonte: #trendsbr
últimas noticias
Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade