Maior defensor da cloroquina admite que remédio não diminui mortes por Covid-19 - O Democrata - O Democrata O Democrata - Noticia toda hora ...

Maior defensor da cloroquina admite que remédio não diminui mortes por Covid-19

Microbiologista francês diz, em carta, que tratamento não tem eficácia na redução do quadro grave de pacientes do novo coronavírus

Internacional

1 mês atrás

O médico e microbiologista Didier Raoult afirmou, ao Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia da França, que a hidroxicloroquina não tem eficácia na redução do quadro grave de pacientes do novo coronavírus e não induz redução no número de mortes por Covid-19.

Raoult ficou conhecido por ser um dos maiores defensores do uso do medicamento no tratamento de pacientes graves da doença. O material foi publicado em 4 de janeiro deste ano. São informações do Le Figaro.

Diferentemente do que sustentava no início da pandemia, Raoult admite, na carta publicada recentemente, que as “necessidades de oxigenoterapia, a transferência para UTI e o óbito não diferiram significativamente entre os pacientes que receberam hidroxicloroquina com ou sem azitromicina e os controles feitos apenas com tratamento padrão”.

No início da pandemia, o microbiologista conduziu estudos onde, segundo ele, teria ficado comprovada a eficácia da cloroquina na melhora de pacientes.

O estudo contudo foi logo desmentido por autoridades sanitárias e cientistas do mundo todo, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As críticas apontavam que Raoult não teria seguido protocolos científicos padrões de análise.

Fonte: metrópoles
últimas noticias
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade