Valcenôr Braz trabalha pela construção de aeroporto no Entorno
O deputado Valcenôr Braz (PTB) confirma apoio do governador Marconi Perillo (PSDB) para a instalação do Aeroporto Internacional Brasil Central na região do Entorno de Brasília. O projeto foi elaborado por um grupo de investidores e entregue nessa segunda-feira, 18, na audiência com o governador intermediada pelo deputado.
A obra prevê um custo de 1,2 bilhão de euros e será a maior daquela região. Não foi definido ainda o município, o que ficará para uma avaliação técnica. O aeroporto internacional terá capacidade para suprir parte da demanda do aeroporto de Brasília, com estrutura para aviões de grande porte. A previsão do projeto é que uma das pistas, com 4 mil metros quadrados, esteja pronta até a Copa do Mundo em 2014.
O governador Marconi Perillo se mostrou favorável e se comprometeu em acertar um protocolo de intenções no mês de março. A partir daí, serão tomadas as providências para o encaminhamento de execução do projeto.
Transporte
O deputado Valcenôr Braz ainda apresentou, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa, solicitação à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), uma fiscalização quanto ao transporte coletivo na região do Entorno de Brasília. Em seu discurso durante o pequeno o deputado contou que na semana passada viu oito ônibus quebrados ao longo da BR-040, que liga às cidades do Entorno ao Distrito Federal e testemunhou o constrangimento dos milhares de trabalhadores.
O parlamentar também apresentou denúncia ao monopólio do transporte coletivo nestas cidades, sendo que Luziânia, Valparaíso e Novo Gama possuem uma única empresa desse transporte e que o mesmo ocorre nos demais municípios. Além da fiscalização, Valcenôr Braz solicita à ANTT a abertura de licitações para novas empresas naquela região, que venham atender à contento a necessidade da população.
Valcenôr atribuiu a péssima situação do transporte coletivo às consequências da violência urbana no Entorno e levantou o questionamento “qual trabalhador depois de um dia inteiro de trabalho e de passar 4 horas num ônibus coletivo lotado, desce do mesmo satisfeito?”.