Dilma substitui ministros
A presidente Dilma Rousseff decidiu substituir o ministro do Trabalho. O nome escolhido para a cadeira é Manoel Dias, secretário-geral do PDT. O anúncio foi feito no final da tarde de sexta-feira, 15.
Dilma nomeou o deputado Antônio Andrade, presidente do PMDB de Minas Gerais, para o comando do Ministério da Agricultura, substituindo Mendes Ribeiro. O atual ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Wellington Moreira Franco, do PMDB, foi para a Secretaria de Aviação Civil, no lugar de Wagner Bittencourt. As mudanças dão início à reforma ministerial planejada pela presidente há dois meses. A presidente conversou com Mendes Ribeiro em seu gabinete, no Palácio do Planalto, ainda nesta sexta.
A SAE está sendo cobiçada pelo PSD, de Gilberto Kassab, apesar de o ex-prefeito de São Paulo ter declarado que não quer o partido ocupando pasta na Esplanada este ano.
A ida de Guilherme Afif Domingos para o novo ministério das Micro e Pequenas Empresas já estava acertada, mas a entrada do partido no governo depende de mais negociações por conta das ultimas declarações de Kassab.
O destino do PR, que também almeja um ministério, ainda não está definido. O partido quer Luciano Castro no Ministério dos Transportes, hoje ocupado por Paulo Passos. Mas esta não é a opção da presidente Dilma, que ainda discutirá o tema com a legenda.