Prefeitura de Luziânia realiza caminhada alusiva ao “Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”
A caminhada passou por algumas ruas do Centro
Antes da caminhada, integrantes do Projeto Conviver participaram de uma aula de “capoterapia”
Marlene Teixeira: satisfação com o evento
O dia 15 de junho marca o “Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar toda a população sobre as diversas formas de violência que os idosos sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos, como a violência física, o abuso psicológico, a negligência, o abandono, a autonegligência e os abusos financeiros.
Em Luziânia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, realizou, no início da manhã do dia 13, uma grande caminhada alusiva à data. Participaram cerca de 200 integrantes do Projeto Conviver, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, além de representantes de outros segmentos da sociedade.
A concentração inicial foi em frente ao Centro de Cultura e Convenções. Após uma aula de “capoterapia” (uma vertente da capoeira que utiliza alguns dos seus elementos em atividade física orientada para idosos) realizada no local, a caminhada teve início. Os participantes passaram pela Rua do Comércio, por trechos das ruas Coronel Antônio Carneiro e Santíssimo Sacramento até chegarem ao Centro de Convivência, na Rua José de Melo. No local, todos foram recebidos com um café da manhã especial.
Marlene Teixeira, de 68 anos, participa do Projeto Conviver. Ela marcou presença na caminhada e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Isso demonstra que o poder público está do nosso lado, valoriza o idoso. A Prefeitura e a Secretaria estão de parabéns por terem promovido um evento tão bem organizado como esse”, destacou.