C. Kirchner volta e muda gabinete, incluindo ministro da Economia
A presidente argentina, Cristina Kirchner, substituiu nesta segunda-feira vários membros de seu gabinete ministerial, entre eles o ministro da Economia, anunciou o secretário de Comunicação Pública, Alfredo Scoccimarro.
O novo ministro de Economia será Axel Kicillof, até agora secretário de Política Econômica dessa pasta, enquanto que o novo chefe de Gabinete será o atual governador da província do Chaco (nordeste), Jorge Capitanich. Ele substitui Juan Abal Medina.
A presidente adotou as mudanças em seu retorno ao governo, após seis semanas de licença médica. Ela foi submetida a uma cirurgia na cabeça e recebeu determinações expressas para se manter em repouso.
Cristina também resolveu criar uma Unidade Executiva de Reestruturação da Dívida Externa, que ficará sob a responsabilidade do até agora ministro da Economia, Hernán Lorenzino.
Lorenzino “também será proposto como embaixador na União Europeia, cuja indicação será enviada para o Senado para seu tratamento”, anunciou o porta-voz.
Kirchner também decidiu trocar Mercedes Marcó del Pont, à frente do Banco Central e, em seu lugar, levará ao Senado a nomeação de Carlos Fabrega, atual presidente do Banco Nación.
Por último, foi anunciado que o novo ministro da Agricultura será Carlos Casamiquela, atual diretor do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), no lugar de Norberto Yahuar. (Por: AFP)