Prefeita Lucimar inaugura UPA em Valparaíso

Valparaíso de Goiás ganhou sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no início da noite de ontem. A inauguração feita pela prefeita Lucimar Nascimento no bairro Parque Marajó, contou com a presença do governador do DF Agnelo Queiroz, dos deputados federais Rubens Otoni (GO) e Roberto Policarpo (DF), e dos estaduais Mauro Rubem e Valcenôr Braz.

Secretário de Saúde, Walter Mattos e a prefeita Lucimar apresentam as instalações da UPA ao governador Agnelo
Secretário de Saúde, Walter Mattos e a prefeita Lucimar apresentam as instalações da UPA ao governador Agnelo ((Fotos: Bruno Costa)

A unidade batizada de “UPA Dra. Zilda Arns” integra o sistema de saúde do Governo do Distrito Federal. Segundo Agnelo, o GDF treinou os servidores e arcará com parte da manutenção da unidade. “Quando o doente der entrada na UPA de Valparaíso ele entrará automaticamente na Rede Médica do Distrito Federal”, avisou o governador.

Upa 4

A UPA de Valparaíso já trabalha com equipe completa. No período diurno três médicos fazem o atendimento. À noite são dois por plantão. 54 técnicos de enfermagem e 18 enfermeiros também integram o quadro de funcionários do local, que realiza atendimento médico de baixa e médica complexidades. Segundo o secretário de Saúde do município, Walter Mattos Dutra, cerca de 90% dos casos será resolvido na própria UPA e 10% nos Hospitais do DF.

“Fui professora neste bairro e vivenciei o drama de muitas famílias. Sei a importância desta unidade para à comunidade”, destacou a prefeita. Logos depois agradeceu os apoios, especialmente de Rubens Otoni, Policarpo de Agnelo. Lucimar ainda entregou flores aos funcionários.

UPA de Valparaíso

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2003. A unidade de Valparaíso  vai contar com consultório de pediatria, clínica médica e ortopedia. Além disso, terá quatorze leitos de observação e sala vermelha com sete leitos para receber pacientes em estado grave até a remoção em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *