Cinegrafista de tv árabe morre na Síria
O canal de televisão Al Mayadeen, com sede em Beirute, anunciou neste sábado a morte de um cinegrafista que cobria os combates no leste da Síria para o canal árabe via satélite.
“Nosso colega, o cinegrafista da Al Mayadeen, Omar Abdel Qader, morreu cobrindo os ataques em Deir Ezzor”, leste da Síria, anunciou o canal.
Este canal privado apóia o regime sírio do presidente Bashar al Assad.
O jovem cinegrafista de origem síria morreu na montanha de Al Tharda, nos arredores do aeroporto de Deir Ezzor, enquanto cobria os combates entre o exército sírio e a oposição armada, segundo o canal.
Um oficial sírio, Isam Zahredin, que dirige as operações militares nesta região do leste da Síria, declarou a Al Mayadeen que Abdel Qadar foi alcançado no pescoço por um franco-atirador e que morreu quando era levado para o hospital militar de Deir Ezzor.
As autoridades de Damasco anunciaram a morte do cinegrafista, parabenizando a Al Mayadeen e a família do profissional, que “subiu aos céus”.
Atualmente, a Síria é considerado o país mais perigosa do mundo para os jornalistas, com frequentes agressões e inúmeros sequestros. (AFP)