Depois dos protestos, novos ônibus para o Entorno
Os protestos da população por melhorias no transporte de passageiros tem resultado positivo. Duas empresas venceram o chamamento público e passarão a atender as cidades do Entorno Sul do DF a partir da próxima semana. A informação foi divulgada ontem (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como resposta aos problemas enfrentados pelos passageiros. União Transporte Brasília (UTB) e Viacap trabalharão com 210 veículos.
A UTB atuará na região de Cidade Ocidental e Valparaíso para cidades do Distrito Federal, com uma frota inicial de 79 veículos. A Viacap atenderá as regiões de Luziânia e Novo Gama para a capital federal, com 131 veículos.
Os 210 ônibus, com idade média de cinco anos de uso, substituirão veículos da Viação Anapolina, que manterá 300 da frota original em funcionamento. A oferta atual se mantém, com 510 veículos.
De acordo com a assessoria de imprensa da ANTT, as duas empresas operarão em caráter emergencial, até que seja concluída a licitação do Transporte Semiurbano, cujo edital será lançado em abril. Com a licitação, 11 municípios de Goiás serão interligados às diferentes regiões do Distrito Federal, por meio de 551 linhas de transporte.
SOLUÇÃO DEFINITIVA – O secretário do Entorno do DF, Eurípedes Júnior, explicou que o GDF está empenhado em encontrar uma solução definitiva para o problema, assim como para a situação das cidades de Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.
“Até agora, conseguimos junto à ANTT o chamamento emergencial. Mas para resolver de vez o problema do transporto no Entorno, uma decisão consistente precisava ser tomada. Foi por isso que sugerimos a formação de um consórcio público que funcionará com a participação do GDF, GO e ANTT para organizar a operação de um sistema de transporte integrado”, explicou o secretário do Entorno. (Com informações da Agência Brasília)