Prefeito Cristóvão cobra mais rigor no combate ao crime
O prefeito Cristóvão Tormin promoveu mais uma reunião técnica para tratar da segurança pública em Luziânia, Ingá e na área rural. O encontro aconteceu no gabinete do chefe do Executivo de Luziânia, na última sexta-feira (25), e contou com as presenças do secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita; do comandante geral da Polícia Militar, Cel. Sílvio Benedito Alves; do delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski; do comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Heber de Souza Lima; do comandante do 10º Batalhão da PM, Ten.Coronel Wellington José Reis; de outras autoridades policiais; do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Dênis Meireles; do presidente da Câmara, Murilo Roriz; de outras autoridades locais e da região e também de líderes religiosos.
A novidade apresentada na reunião é que o Comando de Operações Especiais (COE) e a Tropa de Choque da PM realizarão um trabalho conjunto e intenso no combate ao crime em todo o município. Um patrulhamento aéreo também faz parte das novas estratégias anunciadas pelo secretário Joaquim Mesquita, que garantiu a vinda de mais 100 novos policiais efetivos para o município. “A Prefeitura tem nos dado o apoio necessário para que o nosso trabalho seja realizado com total eficiência. Na verdade, o prefeito Cristóvão nunca deixou de nos cobrar ações, pois se preocupa com a população. Tenho certeza de que as novas estratégias aqui adotadas farão, e muito, a diferença nos próximos dias. A comunidade perceberá isso”, ressaltou o secretário.
“A nossa missão aqui hoje é criar uma grande força-tarefa na tentativa de combatermos a violência e o tráfico de drogas no município. Todas as operações da PM serão intensificadas para garantirmos a segurança do cidadão”, complementou o comandante geral da Polícia Militar, Sílvio Benedito Alves.
Segundo o comandante do 10º Batalhão da PM, Wellington José Reis, a comunidade também deve ser parceira da polícia na luta contra o crime. “Estamos trabalhando diuturnamente, com máximo empenho para trazer segurança à população, que também pode nos ajudar fazendo denúncias e sugerindo estratégias. Contamos muito com o apoio da comunidade. A união de todos é essencial”, enfatizou.
O prefeito Cristóvão, que nunca foi omisso quanto à questão da segurança no município e sempre cobrou providências das autoridades competentes, disse que a Prefeitura está disposta a oferecer todo o apoio necessário, inclusive financeiro, para que a tranquilidade da população seja assegurada. “A criminalidade, lamentavelmente, é um problema que, há anos, assola o nosso município e região. Não podemos permitir que pessoas de bem continuem tendo suas vidas interrompidas por bandidos. Estamos fazendo a nossa parte e continuaremos cobrando insistentemente outras ações por parte das autoridades de segurança”, disse.
Ações são intensificadas
Durante o encontro promovido pelo prefeito Cristóvão, no último dia 16 de abril, o comandante do 10º Batalhão da PM, Ten. Coronel Wellington Reis, garantiu a intensificação das ações da polícia em todos os bairros. Além do trabalho realizado com o suporte das viaturas, policiais começaram a andar a pé no comércio e também em motocicletas. Foram criados ainda um disque-denúncia (0800-6410190) e um número deWhatsApp (61-9916-7371) para que a comunidade possa auxiliar a polícia fazendo denúncias e apresentando sugestões.
Na ocasião, o prefeito Cristóvão garantiu a criação da Guarda Municipal e informou que já está em fase de elaboração um projeto para a implantação de uma Patrulha Comercial e de um disque-denúncia da Secretaria Municipal de Segurança. O prefeito ainda disse que já foi solicitada a instalação de mais câmeras de monitoramento nos bairros, e que outras ações preventivas estão a caminho.
Esforços da Prefeitura
Apesar de não ser obrigação do município cuidar da segurança pública, o prefeito Cristóvão, desde o primeiro dia de seu mandato, tem implementado diversas ações, além de cobrar insistentemente do governo do Estado um trabalho mais ostensivo em todos os bairros e na área rural.
O prefeito, sempre preocupado com a comunidade, viabilizou algumas conquistas para a segurança no município, como o “Banco de Horas” para os policiais; a construção de duas bases operacionais da Polícia Militar (uma no Parque Alvorada e outra no Setor Fumal; as obras já estão bem avançadas); a retomada da Patrulha Rural; viaturas para atendimento exclusivo ao comércio; a inauguração do Centro Integrado de Segurança e a chegada de 160 novos soldados do Simve – Serviço de Interesse Militar Voluntário, o que dobrou o efetivo policial nas ruas. O prefeito também nomeou o primeiro secretário municipal de Segurança e Cidadania, o vereador licenciado Dênis Meireles. A pasta foi criada pela atual gestão e representa forte auxílio no combate à criminalidade. (Com informações da ASCOM da Prefeitura)