DF é Território Livre da Catarata

Moradoras do Gama e região tiveram a disposição  durante 21 dias os serviços oferecidos pela Carreta Oftalmológica, do projeto Saúde Móvel do Governo  Agnelo Queiroz.  O comboio ficou estacionado no pátio da Administração Regional da cidade. Segundo o superintendente do serviço, Matheus Vieira, 130 profissionais trabalham no projeto “DF: Território Livre da Catarata.”

130 pessoas trabalham no Projeto (Foto: Raimundo de Sousa)
130 pessoas trabalham no Projeto (Fotos: Raimundo de Sousa)

No Gama por dia foram feitas cerca de 1000 atendimentos e 250 cirurgias de cataratas. Desde o inicio do mês até hoje (21) foram realizadas 15.500 consultas e 3100 procedimentos cirúrgicos, a partir do último dia 10. As operações serão feitas até o próximo dia 25 na cidade. Ainda segundo Matheus, 60% das pessoas atendidas no local foram indicadas para cirurgias de cataratas.

Até hoje foram feitas 3100 cirurgias no Gama
Até hoje foram feitas 3100 cirurgias no Gama

Os veículos chama à atenção. Só um carro tem quatro ambulatórios e outra com centros cirúrgicos. O superintende também garante que o serviço trabalha para zerar a demanda de cirurgias oftalmológicas  em todo o DF. “Hoje eliminamos as demandas regulamentadas.”

A aposentada Raimunda Alves, moradora da Quadra 3 do Setor Sul do Gama, saiu do local feliz da vida. Há mais de 15 anos praticamente não enxergava. Levada por uma sobrinha,  Tia Nega, como é carinhosamente conhecida a senhora de 72 anos de idade, chegou cedo. Logo fez o cadastro e foi encaminhada pela a primeira consulta. Horas depois estava operada e enxergando. “É a maior felicidade da minha vida. Agora posso ver os meus três netos”, resumiu a senhora a reportagem de O DEMOCRATA.COM, primeiro órgão de imprensa a divulgar o trabalho na cidade.

Depois da cirurgia, palestra educativa (Fotos: Raimundo de Sousa)
Depois da cirurgia, palestra educativa

DF

Além do Gama a Caravana Oftalmológica esteve em Ceilândia, onde ficou por 90 dias e realizou 19 mil consultas e 13800 cirurgias. Antes, porém, passou pela fábrica Social do GDF na Estrutural. Lá fez 1400 consultas e distribuiu 800 óculos. Até  agora já foram atendidas em todo o DF 32 mil pessoas reguladas pelo Sistema de Saúde.

Bom atendimento garantiu 19 mil consultas aos gamenses
Bom atendimento garantiu 19 mil consultas aos gamenses

A partir de terça-feira, dia 24, o elogiado serviço estará em Sobradinho, no Ginásio de Esporte de Sobradinho I. Além do DF, as carretas Oftalmológicas atuam nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará. Por último Matheus informa que a empresa de Ribeirão Preto-SP contratada pelo GDF tem 16 carretas especiais e estão preparada para atuar em todo o País.

Atendimento prestado pelo projeto é elogiado por todos
Atendimento prestado pelo projeto é elogiado por todos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *