Novo Gama sedia Fórum Regional de Educação

Novo Gama foi escolhido pela União Nacional dos Conselhos Municipais do Estado de Goiás – UNCME-GO para sediar o 4º Fórum Regional onde participaram todos os conselheiros, diretores e professores do entorno sul de Brasília. O conselho é um órgão que trabalha para que todas as escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e EJA e particulares da educação infantil cumpram as exigências do Ministério da Educação.

Novo Gama pela eduação (fotos: Professor Mizael)
Novo Gama pela eduação (fotos: Professor Mizael)

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Educação Genilde Nogueira, entre os principais assuntos abordados estavam à competência do conselho Municipal de Educação, o Plano Municipal de Educação (PME) obrigatório a todos os municípios, palestras sobre educação infantil, o papel do assessor técnico no cumprimento das normas entre outros. O evento contou com a presença de sete municípios do entorno sul e o público estava dividido entre diretores de escolas públicas e particulares, professores e membros dos conselhos.

A equipe realiza visitas nas escolas e dentro de suas competências avalia projetos e todas as ações nas que acontecem dentro de cada uma e os assuntos são os que fazem parte das rotinas como carga horária e dias letivos, normativas da educação e assuntos inseridos no plano de ação. As denúncias serão resolvidas com uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Ministério Público e Conselho Tutelar, a equipe é formada por quatro pessoas e doze conselheiros para as vistorias. Todas as pautas são decididas nas reuniões do conselho pleno.

“Muitas instituições de ensino conseguiram se adequar as regras e as que não cumpriram foram fechadas. Consigo enxergar muitos avanços, pois cada uma está se esforçando para cumprir as normas e isso traz benefícios para a educação e para os estudantes da nossa cidade” afirma Genilde.

Por exigência do MEC todo município deve ter o seu conselho de educação e o Governo de Novo Gama trabalha para que o Conselho Municipal de Educação fiscalize cada uma e certifique que todas as escolas estejam regularizadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *