Obama afirma que Gaza deve ter esperança e não pode estar isolada do mundo

Obama discursa em Washington, "tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza"
Obama discursa em Washington, “tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza”

“Não tenho qualquer simpatia pelo Hamas, mas tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza”,

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou  que os habitantes da Faixa de Gaza precisam de “esperança” e não podem permanecer por mais tempo isolados do mundo. “Não tenho qualquer simpatia pelo Hamas, mas tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza”, disse Obama, destacando que o objetivo a curto prazo é ampliar o cessar-fogo após várias semanas de um sangrento conflito.
Segundo o presidente, os israelenses precisam “ter confiança de que não se repetirão os disparos de foguetes (da Faixa de Gaza) vistos durante várias semanas”.
Obama acrescentou que Washington apoia as negociações sobre o cessar-fogo “a longo prazo, que passa pelo reconhecimento de que Gaza não pode ficar permanentemente isolada do mundo”. Os palestinos que vivem na Faixa de Gaza, sob o controle do Hamas, precisam “ter alguma esperança de abertura, de modo que não se sintam entre muros”, disse Obama.

O presidente reafirmou sua preocupação com a morte de civis no conflito, que até o momento matou 1.875 palestinos e 67 israelenses. Obama destacou que tem “apoiado consistentemente o direito de Israel de se defender” e afirmou que o Hamas agiu de forma “extraordinariamente irresponsável” ao disparar foguetes contra Israel.

(fonte: Correio Braziliense) com edição de André Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *