Everaldo é aplaudido por criar secretaria da Mulher de Novo Gama
No mês em que a Lei Maria da Penha completa 8 anos, o prefeito Everaldo Vidal, é aplaudido por ter escolheu Jane Ferreira para assumir a Secretária da Mulher de Novo Gama. A auxiliar do Chefe do Executivo sempre participou de movimentos de luta, conheceu pessoas que também batalhavam por ideais iguais aos seus, participou de congressos de mulheres onde conseguiu entender os problemas que acontecem com cada uma em vários países.

Segundo Jane, a cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil. Em uma palestra na cidade, a secretária lembrou que as mulheres devem entender que a violência não deve ser tratado como uma rotina do lar. Para expor assuntos que trazem reflexão, foram trabalhados vários temas. Além da violência, o encontro abordou emprego, padrões que devem ser discutidos e o que a mulher deve fazer para não aceitar a violência que pode ser física, moral ou psicológica.
Após 8 anos de Lei Maria da Penha, as conquistas são muitas e existe uma parceria com a educação, saúde, polícia e os órgãos municipais de assistência social.
No início da gestão Everaldo, Novo Gama registrava pouco mais de 40 denúncias. Hoje o número chega a 400, um recorde entre as cidades da região do Entorno. “As pessoas me perguntam se depois que chegamos a violência aumentou e eu respondo que a violência sempre existiu, a denúncia não. O que mudou foi que após as palestras as mulheres começaram a denunciar”, ressalta a secretária.
Para Jane, nesse primeiro ano o mais importante é trabalhar a questão da conscientização para que a mulher não se sinta culpada pela violência que sofre e encorajar essa mulher para que trabalhe, estude e mude a sua situação. Quando elas começam entender isso, as coisas começam a mudar. “É um trabalho que me deixa muito feliz e tem muitas mulheres que entenderam os nossos objetivos e querem falar como as mudanças ocorreram nas suas vidas após as palestras.Com o apoio do prefeito Everaldo vamos fazer as pessoas, especialmente as mulheres, não aceitarem mais esse tipo de humilhação”, enfatiza Jane, que ressaltou que Novo Gama é o primeiro município do Entorno a ter uma secretaria da mulher, que para ela, já é um grande avanço.
Em um ano foram realizadas 80 palestras em igrejas, escolas e secretarias, atingindo homens e mulheres, sobre assuntos que devem sempre colocar a mulher para conhecer o seu papel na sociedade, para que ela aprenda que pode atuar na profissão que desejar e que nunca deverá aceitar violências, sejam elas, físicas, psicológicas ou de qualquer outro tipo.
Serviço:
Violência contra a mulher é crime. A Secretaria Municipal da Mulher de Novo Gama disponibiliza os telefones: 3682-8115 e 9213-8637 para as denuncias. O órgão fica na Área especial A2L, Travessa 2 – Novo Gama, ao lado do Conselho Tutelar.