Explosão acidental de míssil mata jornalista italiano em Gaza

O jornalista italiano Simone Camilli em foto de 11 de agosto. Ele morreu em uma explosão em Gaza
O jornalista italiano Simone Camilli em foto de 11 de agosto. Ele morreu em uma explosão em Gaza

Especialistas palestinos tentavam desativar um míssil israelense.
Outras cinco pessoas morreram; identidade de jornalista não foi divulgada.

Seis pessoas, incluindo um jornalista estrangeiro, morreram ao norte da Faixa de Gaza no momento em que especialistas palestinos tentavam desativar um míssil israelense. Várias pessoas ficaram feridas.

Segundo o governo da Itália, o jornalista é o repórter italiano Simone Camilli. “A morte de Simone Camilli é uma tragédia para sua família e para o país. Mais uma vez, um repórter pata o preço de uma guerra que já dura muitos anos”, destacou a ministra italiana das Relações Exteriores, Federica Mogherini, em um comunicado.

Segundo a imprensa italiana, Simone Camilli, de 35 anos, filmou há três anos um documentário sobre a Faixa de Gaza e trabalhava para vários meios de comunicação internacionais, incluindo a agência de notícias americana Associated Press.

Camilli trabalhou em coberturas no Oriente Médio, Turquia e Bálcãs. Também fez reportagens sobre o naufrágio do cruzeiro “Costa Concordia” na Itália.

A explosão ocorreu em Beit Lahiya, cidade ao norte da Faixa de Gaza que foi cenário de intensos confrontos entre forças israelenses e militantes palestinos. Três técnicos em explosivos que trabalhavam no míssil morreram.

Em comunicado, a polícia de Gaza disse lamentar as mortas de três de seus homens, identificando como o chefe da equipe antibombas local, seu vice e outro oficial. O texto diz que uma bomba não detonada ao ser lançada por israelenses havia explodido.

De acordo com um correspondente da AFP, outro repórter local ficou gravemente ferido.

A explosão aconteceu poucas horas antes do fim de uma trégua de 72 horas, que está em vigor desde a noite de domingo.

(fonte: Globo.com – G1) edição de André Silva

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *