Publicitário tira foto com ladrão após filmar furto ao próprio carro no DF

Olhei bem para ele e perguntei o que era aquilo. Ele negou, disse que não sabia de nada e começou a correr. Os cinco caras correram. Corri também e, quando olhei para trás, meus colegas também estavam correndo. Identifiquei um deles como sendo um rapaz que sempre se oferece para lavar o meu carro.”

Homem posa com suspeito de furtar rodas de carro na área central de Brasília
Homem posa com suspeito de furtar rodas de carro na área central de Brasília

Um publicitário de 27 anos viveu uma experiência arriscada ao testemunhar, pela janela do trabalho, o furto a uma roda e ao estepe do próprio carro na área central de Brasília: ele desceu para questionar os cinco ladrões e, na tentativa de rendê-los após a fuga, acabou agarrando e tirando foto de um deles com um amigo que o ajudou antes da chegada da polícia. A movimentação foi filmada por colegas, que acompanharam a ação. O crime aconteceu no início da tarde, na quadra 5 do Setor Comercial Norte. Apesar do ocorrido, a Secretaria de Segurança Pública não recomenda que as pessoas nunca reajam a situações do tipo.

O flagrante aconteceu por acaso. O homem, que não quis se identificar, almoçava em frente à janela, como faz todos os dias, quando viu uma movimentação estranha perto do automóvel. “Sempre olho para identificar meu carro no estacionamento e vi outro atrás, com uma pessoa dentro, e outras quatro em torno do meu. Só que elas não estavam saindo, estavam mexendo nas rodas.”

Sem pensar, o publicitário decidiu pegar a chave do veículo e descer para abordar o grupo. Ele diz que encontrou um deles no chão, se preparando para tirar uma das rodas. Neste momento, os ladrões já tinham retirado um dos itens e o estepe. A vítima decidiu então confrontá-los.

“Olhei bem para ele e perguntei o que era aquilo. Ele negou, disse que não sabia de nada e começou a correr. Os cinco caras correram. Corri também e, quando olhei para trás, meus colegas também estavam correndo”, lembra. “Identifiquei um deles como sendo um rapaz que sempre se oferece para lavar o meu carro.”

De acordo com a vítima, quatro suspeitos fugiram. O quinto foi rendido pelo grupo, que decidiu segurá-lo até a chegada da polícia. O publicitário afirma que os militares levaram 40 minutos para ir ao local. A corporação não comentou a demora, mas disse ao G1 que faz patrulhamento constante na região e que planeja ampliar as ações de segurança.

Já os agentes da Polícia Civil, segundo o homem, prestaram atendimento em poucos instantes. O detido foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia. De acordo com o titular da unidade, Marco Antonio de Almeida, ele é vigia de carros, tem 34 anos, mora em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, e não possui antecedentes criminais. O suspeito foi liberado da cadeia pela Justiça no dia seguinte.

“O número de prisões em flagrante de pessoas que praticam esse crime é bastante elevado”, disse o delegado. “Como teve arrombamento do veículo, porque houve furto no interior, e mais de uma pessoa concorreu para o crime, ele foi autuado por furto qualificado. A pena é de dois a oito anos de prisão.”

(Raquel Moraes – G1 – DF) com edição André Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *