Prefeitura quer criação de mais Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) no município

Em reunião realizada com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Claese Rocha, destacou a importância da criação de mais Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no município.
“São muitas as pessoas que procuram o Creas. A unidade, localizada no Setor Fumal, atende hoje mais de 600 famílias. É de extrema importância que os serviços sejam estendidos a outros bairros e ao Distrito do Jardim Ingá”, enfatizou.
Durante a reunião, também foram apresentadas e discutidas propostas para a formalização de novos convênios. O objetivo é melhorar ainda mais as ações sociais desenvolvidas em todo o município.
O que é um Creas?

Um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros).
A oferta de atenção especializada e continuada deve focar a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada busca garantir o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
(ASCOM/ Rodrigo Piccirili – fotos de Luana Póvoa) com edição de André Silva