Aplicativo do GDF ganha prêmio InovaCidade
O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu o Prêmio InovaCidade do Instituto Smart City Business, pela criação do aplicativo público Visite Brasília. A premiação destina-se a projetos inovadores de organizações e iniciativas que contribuem com o planejamento urbano e a qualidade de vida para a construção de cidades inteligentes e sustentáveis.
A cerimônia, realizada na Federação do Comércio de São Paulo, reuniu um seleto comitê julgador, dentre eles o cartunista Maurício de Souza, membro da Academia Paulista de Letras, para avaliar projetos de todo o Brasil. O prêmio é dividido em 15 categorias, entre elas, Arquitetura e Urbanismo, Telecomunicação e Transporte. O aplicativo do GDF, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), foi contemplando na categoria Tecnologia da Informação.
“Um dos diferenciais do Visita Brasília é o fato de ser colaborativo, ou seja, os dados são abertos e disponíveis e isso permite ao usuário contribuir com novas informações”, explica a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Planejamento (Sutic/Seplan), Renata Márcia Canuto Dumont Galdino, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Para ela, “a premiação demonstra o alinhamento que há entre o propósito e a tendência, e é o que ocorre no trabalho dos aplicativos móveis do GDF, estão alinhados às cidades inteligentes”.
O aplicativo móvel Visite Brasíliacontém, em um único local, informações sobre segurança, saúde, pontos turísticos, entre outros, e que servem de apoio ao visitante em Brasília. As informações são mapeadas de acordo com a localização do usuário para posterior indicação de sua proximidade com o serviço que irá atender a sua necessidade. Usando o aplicativo é possível, por exemplo, saber a localização de uma unidade de saúde e, com a ajuda do GPS do aparelho móvel, traçar a melhor rota.
O aplicativo, lançado na comemoração do aniversário de 54 anos de Brasília, com o nome de projeto e-Visitante, passou a ser denominado Visite Brasília e se encontra disponível em quatro idiomas: Português, Inglês, Francês e Espanhol. Para baixá-lo, basta visitar as lojas on-line da Apple ou Google Play.
(Fonte: Ascom/Seplan-DF.)edição de André Silva
