MAIS UMA TENTATIVA DE RESGATE À CIDADANIA NO GAMA
Administração Regional do Gama-DF, com o apoio da Polícia Militar, realizou pela terceira vez uma tentativa de resgate à cidadania de pessoas em situação de rua, no Parque Urbano do Setor Norte do Gama-DF. A Gerência de Serviço Social da Administração Regional, liderada pelo assistente social, Elson Alquimin, já acompanha o caso há vários meses.
As servidoras Maria dos Aflitos Reis Gonçalves e Marquenia Suedi Lima Rêgo, estudantes de Assistência Social, bem como o servidor, Célio Antônio de Oliveira, da Gerência de Segurança e Saúde da Administração Regional do Gama e o gerente de serviços da Diretoria Regional de Obras (DRO), José Maurício, foram designados para ajudar na ação. Os sargentos Edilberto e Jônatas, do 9º Batalhão de Polícia Militar, fizeram a segurança.
Segundo Elson Alquimin, o objetivo é reintegrar as pessoas na sociedade. “Nossa missão aqui é de tentar resgatar essas pessoas. Nós oferecemos cursos, abrigo e orientações para que eles saiam dessa situação de vulnerabilidade social. Contudo, faz-se necessário um projeto maior. Muitos deles são viciados e preferem continuar morando na rua”, explicou. No local, foram encontradas várias garrafas de cachaça, entulhos, alimentos estragados e até cachorros. Agora, cabe ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) dar continuidade ao serviço.
A primeira intervenção ocorreu no dia 14 de julho deste ano. após reclamações dos feirantes do Shopping Popular que alegavam sofrer constantes furtos. Na ocasião, foram encontrados alimentos sobre uma caixa de esgoto, restos de comida, ferro-velho, colchões, entre outras coisas. No dia 11 de agosto, a Administração esteve pela segunda vez no lugar. As pessoas foram aconselhadas e encaminhadas para a Casa de Apoio Santo André. Contudo, alguns retornaram para a rua.
CIDADE ACOLHEDORA
Cidade Acolhedora é o conceito que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) pretende difundir a partir da ampliação do Serviço de Abordagem Social. No Gama-DF, o serviço é realizado pela Casa de Apoio Santo André, que possui convênio com o governo. Por meio do Serviço, é possível garantir apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de rua em todo o DF.
O Serviço Especializado de Abordagem Social possibilita à população em situação de rua os seguintes benefícios: reinserção familiar e no mercado de trabalho; retorno aos estados de origem; aumento no número de famílias e pessoas atendidas nos serviços de acolhimento; aceitação de tratamento de drogadição na rede de saúde pública e em instituições parceiras; diminuição significativa de pessoas usando o espaço público como moradia e/ou pontos de consumo de drogas; encaminhamento para a rede assistencial; acesso à documentação civil; inclusão no Cadastro para Programas Socais; acesso a benefícios de transferência de renda, entre outros.
(fonte: Ascom – Gama)edição de André Silva