Homem que fazia funcionário refém em hotel se entrega

Próximo das 16h horas, o rapaz de Tocantins apareceu na sacada do 13º andar desarmado fazendo sinal de que o ato havia acabado

sequestrador_1Jac Souza dos Santos, homem que fazia refém um senhor de 49 anos, mensageiro do hotel Saint Peter Brasilia, no Setor Hoteleiro Sul, apareceu às 16h na sacada do 13º andar do hotel, desarmado junto com o refém, e fizeram um sinal de que o ato havia acabado. O refém, que desde cedo estava com um colete com possíveis explosivos junto ao corpo, também apareceu e estava sem o colete.

Os policiais já estão no quarto em que o refém e o homem estavam. A movimentação na porta do hotel de policiais é grande. A expectativa é que o sequestro tenha chegado ao fim.

Entenda o caso

Desde às 8h30 da manhã desta segunda-feira (29), Jac Souza dos Santos estava armado e mantinha o mensageiro do estabelecimento, de 60 anos, algemado e vestido com colete de explosivos  em seu corpo. Ele ameaçava explodir se não tiver as reinvidicações – segundo a Polícia, “pedidos desconexos sobre a política nacional” – atendidos até as 18h.

O perímetro de segurança que era de 30 metros passou para 60 metros e todos os prédios ao redor do hotel foram esvaziados, entre esses, o prédio dos Correios. Segundo informações da polícia, o sequestrador está irredutível e as negociações se complicam. O homem deixou três cartas de despedida em Tocantins, onde mora, para sua família pedindo desculpas por um ato que ele viria a cometer.

Segundo informações da Polícia Militar, o homem também deixou uma caixa suspeita no hotel Olympus, no Setor de Industria e Abastecimento (SIA). A dona do estabelecimento foi quem fez a denúncia. Ele deixou o hotel por volta das 4h30 desta madrugada, em um taxi. Equipes do Esquadrão Anti-bombas identificaram um artefato dentro de uma caixa, no segundo andar do hotel.

Em depoimento, o taxista que levou o homem ao aeroporto afirma que, às 4h30, ele ligou perguntando quanto ficaria a corrida. Ao pega-lo no SIA, ele estava com uma “caixa de presente, tamanho médio.” No caminho, o suspeito disse que era de Tocantins e que “estava revoltado com o atual governo.” Ao chegar no local, ele pagou para deixar a caixa no guarda-volumes do Aeroporto JK e pediu ao taxista para levá-lo de volta ao hotel. O Esquadrão Anti-bomba fez uma varredura do Aeroporto JK, mas nada foi encontrado.

sequesNegociação

Segundo a Polícia Civil, três negociadores conversam com o susposto terrorista. Segundo os profissionais, o homem faz “pedidos desconexos sobre a política nacional”, como, por exemplo a extradição de Cesare Battisti, a queda da presidente Dilma Rousseff e a aplicação imediada da Lei da Ficha Limpa. A polícia afirma que o sequestrador deixou cartas de despedida para a família se desculpando pelos seus atos.

O refém já apareceu na sacada por várias vezes, em algumas delas acompanhado do sequestr5ador e outras sozinho. Segundo a Polícia, existe 98% de chance de se tratar-se de explosivos no colete que veste o mensageiro. Como prevenção de uma possível tragédia, a polícia alterou a área de segurança do local de 30 para 60 metros.

Com uma chave mestra, o suspeito se dirigiu ao 13º andar, onde entrou nos quartos e expulsou os hospedes, alegando estar praticando um ataque terrorista.

Segundo coordenador da Polícia Civil, Paulo Henrique Almeida, a corporação está investigando se o colete preso ao corpo do funcionário é composto, realmente, por explosivos. Ainda de acordo com o coordenador, o rapaz ameaça explodir todo o andar.

Neste momento, 20 policiais militares, 16 bombeiros e todo o efetivo do esquadrão antibombas – mais de 100 profissionais –estão no local. São 11 viaturas incluindo veículos do esquadrão especializado. O hotel foi completamente evacuado ainda nesta manhã.

refen 02Perfil

Jac Souza Santos tem 30 anos e foi candidato a vereador, em 2008, no Estado do Tocantins.  Veja a ficha dele no Tribunal Superior Eleitoral.

hotel Saint Peter Brasilia, no Setor Hoteleiro Sul,
hotel Saint Peter Brasilia, no Setor Hoteleiro Sul,

(fonte: Jornal de Brasilia)edição de André Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *