Juventude quer ocupar Câmara de Valparaíso
Recém-saídos da adolescência, alguns jovens de Valparaíso de Goiás trabalham para conquista uma vaga de vereador nas eleições municipais de 2016. Vários deles votaram pela primeira vez no último dia 5. Muitos ainda nem completaram 18 anos, mas já são filiados a partidos políticos e participam de debates e reuniões sociais.
Yago Oliveira, 17 anos de idade, não perde tempo. Tirou os finais de semanas para visitar parentes, amigos e aliados. Ele também faz questão de marcar presença nas festas. “Fico pouco em cada lugar para poder prestigiar um número maior de ações”, ensina Yago, que faz questão de dá bom exemplo. “Minha noite termina cedo. Por volta das 11h já estou em casa na companhia da minha mãe. Não bebo”, revela o jovem político.
Yago não perde tempo na tentativa arrebanhar seguidores para o seu time. Faz questão de revelar as suas intenções para melhorar a vida dos valparaiseses. “Hoje grande parte dos vereadores não estão interessados em trabalhar pelo povo, fazem de seus mandatos instrumentos de barganha para obterem privilégios. Precisamos de um parlamento sério, combativo e fiscalizador”, conclui ele.
Outro que cresce na arte da política é Victor Henrique, com quase 17 anos completos, o rapaz esbanja simpatia. Ao chegar a qualquer reunião ele faz questão de pegar na mão de cada um dos convidados. Aos anfitriões ele reserva abraços e muitos sorrisos.
“Sou um político diferente, que gosta de testar sempre ouvindo à comunidade para poder fazer o melhor pela minha cidade”, observa Victor, que é flamenguista e ligado a movimentos da Igreja Católica.
Yago Oliveira e Victor Henrique são filiados ao PDT. Ambos dizem que optaram pelo partido em função da ligação histórica da agremiação com a educação. Para os jovens, “sem educação não existe solução para nada.”