Senador da Esperança
Com a chegada de Hélio José, o PSD passa a ter quatro cadeiras no Senado. O partido supera o PTB e se iguala ao PR como sétima maior bancada.
Brasília tem um novo senador. Hélio José (PSD) tomou posse na quinta-feira (1) na vaga do senador Rodrigo Rollemberg (PSB), eleito governador do Distrito Federal. Ele é o único da bancada distrital com trânsito livre na Esplanada dos Ministérios. O novo Senador já é visto como a “nova esperança do DF e do Entorno.”
Hélio é um dos fundadores do PSD na capital brasileira. Tem sua imagem ligada aos movimentos sociais. Goiano da cidade de Corumbá de Goiás, casado, pai de quatro filhos, chegou no DF com 14 anos.
Engenheiro eletricista, formando pela Universidade de Brasília (UNB), é servidor público concursado do Ministério de Minas e Energia. Iniciou a sua participação na política ainda jovem. Na universidade se envolveu com os movimentos sociais e sindicais. Filiou-se ao PT em 1984, onde começou a sua luta pelas garantias dos direitos sociais e pela redemocratização do Brasil.
Sua ativa participação nos movimentos sindicais o levou a ocupar o cargo de diretor do Sindicato dos Eletricitários, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Associação Nacional da Infraestrutura, além de ocupar vários cargos dentro do PT.