DF terá museu afro e parque em homenagem a Nelson Mandela
Doação de terreno da Terracap foi formalizada hoje. Governo federal ficará responsável pelos custos com a obra
Brasília ganhará um museu e um parque temático em referência à história e influência afro no país. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, formalizaram, na tarde desta terça-feira (10), a doação de um terreno do governo local ao federal.
Registrado em nome da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o terreno fica ao lado da Ponte JK, perto da QL 24, no Lago Sul. “Herdei este projeto da administração passada. O processo de discussão já foi feito, inclusive com participação da comunidade, e está encaminhado”, explicou o ministro.
O espaço abrigará um parque temático em homenagem a Nelson Mandela — ex-presidente da África do sul e principal representante do movimento contra o regime de segregação racial no país — e o museu, conforme projeto encabeçado pela Fundação Cultural Palmares.
Juca Ferreira lembrou a importância de Brasília receber a obra. “O museu vai registrar a contribuição da matriz africana para formação da identidade brasileira, desde quando eles foram trazidos escravizados. Isso complementa um processo de formação de Brasília como capital cultural do Brasil”, enfatizou.
Recursos da União
A estimativa é que o projeto demande investimento entre R$ 150 e 200 milhões, sob responsabilidade do Executivo federal, que cuidará da obra. O plano é concluir o processo administrativo de transferência do terreno até abril, para que, no dia do aniversário da cidade, 21, o edital seja lançado publicamente.
Com o edital, o governo pretende anunciar um concurso internacional, a ser organizado pelo Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-DF), para a escolha dos projetos arquitetônicos dos novos equipamentos públicos. Somente aí será possível ter detalhes sobre a construção.
(Fonte: Agência Brasília)Edição de André Silva