Festa do Divino Pai Eterno: Aberto o Centro de Apoio ao Romeiro
Começou a funcionar na manhã desta sexta-feira, dia 26, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), que há 16 anos auxilia os pagadores de promessas que se dirigem a Trindade no período da Festa do Divino Pai Eterno. A unidade, que fica no Km 9,5 da GO-060, Rodovia dos Romeiros, foi aberto oficialmente em solenidade comandada pela coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Eliana França.

A estrutura foi montada no mesmo local dos anos anteriores. O atendimento às pessoas que se dirigem a pé a Trindade prossegue até 5 de julho, data de encerramento da romaria. O centro funcionará 24 horas por dia. Deverão atuar no CAR 18 cozinheiras, 28 atendentes de balcão, 18 funcionários da Organização, 100 voluntários e mais 640 bolsistas do Programa Bolsa Universitária. Essas pessoas irão trabalhar em períodos alternados e de acordo com a demanda em cada período da festa.
Lanche e descanso
Eles vão se revezar na produção e distribuição de lanches aos peregrinos que participarem da romaria. Serão servidos leite com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água.
O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, a OVG espera atender mais de 300 mil romeiros. Nesta romaria, o Centro terá como novidade um espaço de descanso, com bancos. No local, os romeiros poderão fazer uma pausa, sentar e descansar para depois continuar a caminhada.
Em discurso, o governador falou sobre a importância do espaço aos fiéis que caminham rumo à cidade de Trindade: “Parabenizo todos que trabalham nesse projeto durante esses 15 dias da Festa do Divino Pai Eterno. Nosso governo sempre esteve presente com apoio às iniciativas da Igreja Católica e de Trindade.”
“Agradeço muito os 800 voluntários que trabalham na barraca da OVG. A romaria a Trindade recebeu no ano passado mais de dois milhões de pessoas. Estamos prontos e preparados para receber todos que vêm reafirmar sua fé no Divino Pai Eterno. Deus tem nos dado força e determinação para ampliar o apoio aqui nesse Centro que acolhe os romeiros”, completou.
Eliana França disse que o Centro de Apoio ao Romeiro acolhe os fiéis que caminham rumo à cidade de Trindade. “São cerca de 800 pessoas trabalhando nesse local durante a semana. Sejam todos bem vindos. A fé multiplica os pães e é com essa fé que abrimos hoje o Centro de Apoio aos Romeiros.”
O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, agradeceu ao apoio do Governo à festa de Trindade: “Em todos os aspectos. Tanto com a segurança, com a limpeza pública, com o apoio da Agetop e, inclusive, com recursos para que possamos dar conforto aos romeiros. O Governo do Estado nos ajudou com a estrutura do carreiródromo e também com a instalação dos banheiros químicos.”