Lucimar Nasciemnto prestigia formatura do EJA em Valparaíso

Trabalhar, estudar, cuidar da família. São desafios diários para quem participa do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Valparaíso de Goiás, as adversidades não impediram 117 alunos de concluir o Ensino Fundamental. A perseverança foi fundamental para a conclusão de mais uma etapa na vida de quem não conseguiu estudar no tempo regular. A prefeita Lucimar Nascimento prestigiou a festa.

Prefeita Lucimar ressaltou a importância do evento. (Foto: Ângela Matos)
Prefeita Lucimar ressaltou a importância do evento. (Foto: Ângela Matos)

 

As cerimônias de formatura foram realizadas nos dias 8 e 9 de julho. As solenidades contaram com a presença da Prefeita Lucimar Nascimento, da Secretária Municipal de Educação, Ana Cláudia, além de familiares e amigos dos formandos e autoridades políticas municipais.

Em Valparaíso existem quatro polos disponíveis para a EJA: Valparaízo II, Ipanema, CAIC e Céu Azul. Cada série do Ensino Fundamental é concluída em seis meses. A idade mínima para aderir ao programa é 15 anos. As inscrições podem ser feitas nos meses de julho e dezembro nas secretarias das escolas onde são ministradas as aulas.

O conteúdo é trabalhado de forma dinâmica por meio de projetos como valorização dos recursos naturais, reciclagem e inglês com música. Os formandos do Ensino Fundamental também têm a oportunidade de se matricular gratuitamente sem a necessidade de inscrição em cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Os cursos contemplam, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional.

Todos os professores responsáveis pela EJA são da rede municipal de ensino. Os docentes ainda podem se inscrever em cursos grátis e semipresenciais de Pós-graduação na Universidade de Brasília. A parceria entre a UnB e a Prefeitura de Valparaíso é uma forma de ajudar na formação dos educadores.

A Educação de Jovens e Adultos tem como função social a promoção da inclusão social de jovens e adultos na sociedade. É também um meio de qualificação e inserção para o mercado de trabalho. A EJA proporciona ainda formação humana, acesso a cultura e autonomia intelectual. Por: Francisco Gomes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *