Senador Helio José busca solução para maior lixão da América Latina
Em um pronunciamento no plenário do Senado, o senador Helio José (PSD-DF) elogiou os esforços iniciais tomados pelo governador Rodrigo Rollemberg (DF), mas ao mesmo tempo cobrou por parte do governo do Distrito Federal a definição de um plano visando o fechamento do lixão da Estrutural.
“Esse é o maior lixão a céu aberto da América Latina, e um grande risco sanitário aos catadores que vivem da reciclagem e à população do DF como um todo”, disse o senador, relembrando que a área fica próxima a diversas chácaras produtoras de alimentos para a região.
Ainda de acordo com Helio José, já existem estudos conduzidos por órgãos competentes atestando a contaminação dos lençóis freáticos mais próximos pelo chorume que vem do lixão. E por solicitação de moradores da Estrutural, a região administrativa mais próxima, entidades ambientais já realizam a coleta de material visando a adoção de políticas sanitárias.
Oito toneladas de lixo são depositadas todos os dias no lixão da Estrutural. “E só 3% disso é reciclado, e isso graças aos 3.000 catadores que arriscam sua saúde na luta pelo pão de cada dia”, concluiu Helio José. (Com informações da Agência Senado)