Deputado Gustavo Sebba quer diagnosticar problemas da Saúde goiana
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deputado Gustavo Sebba, quer diagnosticar os problemas da saúde goiana para apresentar soluções para os problemas. Ele visitou na terça-feira (11) a Maternidade Dr. Adalberto Pereira, em Anápolis. A visita técnica segue o roteiro de trabalhos já iniciados no primeiro semestre com a finalidade de identificar as reais necessidades de cada instituição de saúde. A Maternidade é uma entidade filantrópica, conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), que se sustenta apenas com doações e que enfrenta dificuldades financeiras para manter o funcionamento.

O presidente da Comissão, deputado Gustavo Sebba evidenciou o trabalho humanizado que os profissionais da Maternidade desenvolvem. Segundo ele, esse atendimento qualificado faz a diferença. “Este atendimento humanizado, principalmente às pessoas mais carentes, que chegam aqui sem um exame pré-natal e encontram todo respaldo, com profissionais preparados, é muito importante no trato com o paciente”.
O parlamentar comentou ainda sobre a atual crise econômica que o país atravessa e que afeta também a área da saúde. Segundo ele houve um corte de quase R$ 12 milhões nessa área e a expectativa para o próximo ano não é muito animadora. Gustavo Sebba ainda acrescentou que o objetivo em conhecer a realidade da instituição é também para intermediar diálogos e buscar mais melhorias, usando a prerrogativa da Assembleia enquanto parlamentar.
Gustavo Sebba lamentou a falta de recurso para a entidade filantrópica que realiza um trabalho humanizado e, portanto, passam por sérias dificuldades financeiras. “Infelizmente o governo federal está fazendo cortes onde não deveria que é a saúde, área que a demanda de serviço só aumenta. Chega um momento que a situação fica inviável”.
O parlamentar acrescentou que será verificada a possibilidade do Estado intermediar alguma ajuda para a Maternidade, além de cobrar maior posicionamento do governo federal. “O intuito é ajudar seja em canalizar recursos, seja em estudos técnicos. Temos grande contato com a secretaria de saúde e o secretário Leonardo Vilela tem sensibilidade com essas dificuldades”.
Durante a visita o deputado conversou com pacientes da Maternidade que elogiaram o atendimento. Conforme informações do diretor clínico da Maternidade, Olegário Silva a Maternidade conta com 7 obstetras e 2 pediatras e no local ainda são oferecidas todas as vacinas no pré-natal para as gestantes e também para os recém-nascidos. A unidade conta com 37 leitos e oferece teste do pezinho e também será incluído o teste do coraçãozinho para os recém-nascidos. Para as gestantes também são realizados, no próprio local, exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
O diretor clínico informou que são realizados cerca de 160 partos por mês, porém que a unidade teria capacidade de dispor de 250 caso não houvesse a dificuldade financeira. A Maternidade não recebe recurso suficiente do governo federal e a prefeitura municipal de Anápolis repassa R$109 mil mensais.
Olegário Silva agradeceu a iniciativa da Comissão de Saúde e disse que mesmo fora do período eleitoral receber os parlamentares é importante devido as condições políticas de auxiliar o hospital. O representante da Secretaria Estadual de Saúde, Tiago Silva também esteve presente e se comprometeu a analisar a situação junto ao secretário Leonardo Vilela, para que possa beneficiar a entidade.
O diretor-geral, Antônio Fernandes Júnior relata que a Maternidade já esteve prestes a fechar devido as condições financeiras., a visita da Comissão foi extremamente positiva. “Há muito tempo buscávamos esse apoio. E agora, através dos deputados vamos conseguir a sustentabilidade da instituição”, acredita.
O deputado estadual, Carlos Antonio, que também acompanhou a visita técnica parabenizou o parlamentar Gustavo Sebba pelo trabalho desenvolvido à frente da Comissão de Saúde. “Por ter um bom relacionamento com o Governador, o deputado tem conseguido muitos benefícios através da Comissão”.