Segurança é debatida em Valparaíso

segurança

Segurança pública também é uma prioridade para o governo de Valparaíso de Goiás. A gestão Lucimar Nascimento, além de ser uma das mais fortes parceiras das policias Militar e Civil do Estado, trabalha na limpeza de terrenos baldios e de áreas públicas. O governo municipal também discute o assunto em reuniões públicas.  No próximo dia 27, por exemplo, acontece no auditório da secretaria de Educação um encontro sobre o assunto. A ideia é reunir em um só lugar comunidade, Secretária de Segurança goiana e prefeitura para discutir o problema.

Através de parceria com o governo federal, policias militar e civil de Goiás e empresários, a prefeitura de Valparaíso quer discutir o tema. Além de apontar as dificuldades, a gestão atual quer apresentar soluções. A expectativa é de que moradores de vários bairros prestigiem o evento.

Para o presidente do PT municipal, Lizanildo Rodrigues, hoje segurança pública é o principal assunto dos valparaisenses. Ele acredita que a reunião será a oportunidade para saber oque o governo do Estado faz para melhor à vida da comunidade. “É uma grande oportunidade de sabermos tudo sobre o assunto. Sei dos avanços, só que precisamos progredir ainda mais”, diz Lizanildo.

O governo Lucimar, além da limpeza, criou diversos serviços envolvendo a juventude. Políticas primeiro emprego e culturais são a marca da gestão atual. Forças de segurança são unanimes em afirmar que o trabalho do governo está ajudando a diminuir à violência na cidade.

Sete dos dez maiores municípios goianos registraram diminuição no número de homicídios nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Rio Verde e Trindade tiveram indicadores decrescentes desde janeiro, segundo o Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. Goiânia manteve estabilidade em relação aos números absolutos e apenas Formosa e Anápolis tiveram aumento.

Estatística

Os dados demonstram que as maiores quedas no período foram registradas em Novo Gama (-28%), Trindade (-27%) e Luziânia (-20%), Valparaíso de Goiás (-14%), Águas Lindas (-13%), Aparecida de Goiânia (-10%) e Rio Verde (-9%).

Quando o parâmetro é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, metodologia adotada internacionalmente para análise de indicadores criminais houve diminuição em oito dos dez municípios goianos mais populosos, inclusive Goiânia.  A cidade que mais reduziu a taxa foi Novo Gama, que passou de 37 para 25 casos por 100 mil, ou uma taxa 30% menor. Trindade baixou a taxa 29% e Luziânia, 22%.

Os dados demonstram que existe uma tendência de redução no número de homicídios no primeiro semestre do ano no Estado. No primeiro trimestre, a queda foi de 9,6% em Goiás, com retração dos números em nove dos dez maiores municípios goianos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *