Goveradores assinam protocolo para incentivar o progresso do Centro-Oeste
No terceiro encontro do Fórum dos Governadores do Brasil Central nesta sexta-feira, (11), os chefes dos Executivos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal apresentaram a minuta de um projeto que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Todos assinaram um protocolo, com diretrizes e especificações, para a constituição do consórcio. Os govenadores também avaliaram as vantagens dessa união, que tem como ideia principal discutir propostas para estimular o desenvolvimento integrado do Distrito Federal e dos estados do Centro-Oeste.
A reunião, desta vez, ocorreu no Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins, em Palmas. No encontro, os governadores destacaram a importância dessa união entre os estados para buscar alternativas que superem o momento de crise brasileira. Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, os interesses comuns auxiliam não só as unidades da Federação envolvidas, mas também a todo o País.
“Essa é uma ação inovadora, pois unidos poderemos enfrentar e superar os desafios com maior facilidade e melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, avaliou Rollemberg.
Para ser criado oficialmente, o projeto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central precisa ser aprovado pelas Assembleias Legislativas dos estados e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A previsão é que a sede fique em Brasília.
Durante o encontro dos governadores, o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Rennó, apresentou o site do fórum, desenvolvido pelo órgão e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também estiveram presentes o secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Vitor Pinto Chaves, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany Lemos, e a presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão (PDT).
Temas
Criado em julho, o fórum de governadores é composto pelos representantes de Brasília, Rodrigo Rollemberg; Mato Grosso, Pedro Taques; Goiás, Marconi Perillo; Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; Tocantins, Marcelo Miranda; e Rondônia, Confúcio Moura; e pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger.
Os cinco temas que guiarão a agenda de desenvolvimento da região são: agropecuária; logística e industrialização; educação; ciência e tecnologia; e fomento do empreendedorismo de vanguarda.
Uma nova reunião dos govenadores está marcada para 2 de outubro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O grupo se encontrará mensalmente até o fim do ano e bimestralmente em 2016.