Prefeita parceira dos artistas de Valparaíso

Prefeita participa do Projeto Vem dançar com a gente (Fotos: Fernanda Queiroz)
Prefeita participa do Projeto Vem dançar com a gente (Fotos: Fernanda Queiroz)

O governo Lucimar  Nascimento é o maior parceiro da cultura local. Valparaíso de Goiás, agora, respeita e valoriza os artistas da terra. Além da prefeita Lucimar, a  cultura municipal tem outros incentivadores, com destaque para o secretário da área, Antônio Bites e para o diretor de Cultura, Jorge Recife. A chefe do Executivo diz que ainda é preciso avançar mais no setor.

Atualmente um dos orgulhos dos valparaisenses é o filme O Melhor Fotógrafo do Mundo, produzido no município e que figurou na lista dos indicados ao 48º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, esclareceu uma nota da prefeitura.

O curta metragem, que contou com a participação de atores locais, concorreu com 81 produções de vários estados brasileiros. A obra foi exibida no dia 20 de setembro, no Cine Brasília. O filme é resultado da oficina de cinema do Projeto Cultura para Todos, um convênio entre a Cia Vem Viver e a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude. Vale destacar que a produção marca a participação inédita de Valparaíso em festivais de cinema em âmbito nacional.

Prefeita Lucimar quer mais investimentos federais na cultura (Foto: Divulgação)
Secretário Antônio Bites, prefeita Lucimar e uma amiga ao centro 

Confira entrevista do secretário municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, Antônio Bites, ao jornal da Comunicação da Prefeitura de Valparaíso:

 Qual a relevância de um filme produzido em Valparaíso alcançar projeção nacional?

Na minha avaliação, esse filme é uma prova incontestável do comprometimento com as questões sociais e culturais do município por parte da atual gestão, da qual tenho orgulho de fazer parte. A inclusão é o nosso lema. Por isso, acredito que o desenvolvimento de uma cidade passa também pelos investimentos no setor cultural. A cultura contribui, significativamente, para a transformação social de uma comunidade.

Quais são os principais projetos culturais existentes em Valparaíso?

 

Antes de citar os projetos, quero destacar o apoio que a Prefeitura tem dado a Secretaria como forma de impulsionar a cultura em Valparaíso. Mas, falando propriamente das ações da nossa pasta, tenho a satisfação de dizer que hoje temos várias iniciativas que beneficiam principalmente os jovens como por exemplo o Estação Juventude, Café com Arte, as nossas Escolas de Música e a Casa de Cultura Mestre Sabá. Além disso, apoiamos o Fórum Permanente de Cultura e somos parceiros de outros 20 projetos em andamento na cidade.

 

O que mais a comunidade pode esperar em termos de ampliação das opções culturais na cidade?

Temos a intenção de, ainda neste ano, inaugurar o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Será um espaço cultural múltiplo com opções para práticas esportivas, culturais e de lazer, formação e qualificação profissional, além de disponibilizar serviços socioassistenciais para a comunidade. Acreditamos que essa iniciativa servirá para ampliar o rol de opções culturais na nossa cidade. E, o melhor, é que todas essas atividades serão disponibilizadas em um único local. São ações como essa, que acredito que contribuem para uma gestão progressista e transformadora da realidade social.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *