Moradores se unem para criar primeira Câmara Comunitária do DF, no Noroeste

Moradores, comerciantes e empreiteiros atuantes no Setor Noroeste lançam, hoje, a primeira Câmara Comunitária (CCN) do Distrito Federal. Trata-se de uma força-tarefa para tentar fazer melhorias no bairro, ainda sem equipamentos públicos, como delegacia ou hospital, semáforos e placas de trânsito. Os envolvidos no projeto prometem trazer soluções para a região, usando financiamento particular. No entanto, há a necessidade de receber autorização do governo local. A ideia é interagir com o Executivo e o Legislativo, em busca de rapidez no desenvolvimento da localidade, anunciada como o primeiro bairro ecológico do país e com 8 mil habitantes, mas previsto para receber até 40 mil.

 

Daniel Ferreira/CB/DA Press - 1/7/14

A CCN é inspirada na Câmara da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde um grupo do Noroeste foi buscar inspiração, no começo do ano. A entidade brasiliense pretende levantar fundos para fazer as benfeitorias conforme o anunciado no lançamento do projeto habitacional, com direito a iluminação de LED e coleta seletiva a vácuo — que transforma lixo em fonte de energia. Segundo o presidente da CCN, Antonio Custódio Neto, “houve promessas políticas sobre os serviços, mas nada foi feito até agora. Por isso, quem vive ou trabalha no endereço não pode ficar parado”. Ele e a família moram no Noroeste desde 2012. “Viemos ocupar o terceiro apartamento do bairro. Ainda aguardo as melhorias”, ressalta.

Há 40 prédios residenciais prontos no Noroeste. Além deles, existem edifícios mistos ou totalmente comerciais. “São essas pessoas (os moradores e os comerciantes) que fazem parte da Câmara. Queremos ser um canal de interlocução entre a comunidade e o governo”, garante Custódio. Os investimentos para as obras sairiam do bolso dessas pessoas, e não do GDF. “Não é nossa intenção pedir dinheiro ao governo. Queremos trazer soluções para o bairro que sonhamos em morar”, destaca o presidente da CCN.

 

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *