Mãos dadas pela Cidadania leva prestação de serviços de reeducandos da SESIPE para comunidades do DF

14511728821_a2c042507c_b

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF — SEJUS, por meio da Subsecretaria do Sistema Penitenciário — SESIPE, lança nesta quinta-feira (12) o programa “Mãos dadas pela Cidadania”. O programa tem como objetivo realizar pequenas intervenções urbanas em prol da sociedade, de modo a não gerar despesas para o Estado, usando mão de obra dos reeducandos do sistema penitenciário do DF.

O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, ressaltou que, assim como os demais projetos lançados por esta gestão, a ação é relevante, pois, mais uma vez, a Sejus conseguiu construir uma ação positiva a custo zero para os cofres do governo. “Trata-se de uma empreitada que une os servidores da SEJUS, os detentos, os agentes penitenciários e a comunidade beneficiada. A ideia é trabalhar com as administrações, recuperando praças, fazendo limpeza, ‘capina’, pequenas obras. Os detentos recebem como contrapartida a diminuição da pena para cada dia trabalhado. É uma ação que segue as orientações do governador Rollemberg, pois apresenta o binômio ‘agenda social positiva’ a ‘custo zero'”, destacou o secretário.

A Administração do Lago Sul será a primeira a receber os serviços, disponibilizados nos dias 12 e 13. A jornada de trabalho será das 10h às 17h, com direito a intervalo de descanso e almoço. Para garantir a segurança no trabalho, empresários locais doaram os materiais necessários, como luvas, bonés e maquinário. Os serviços requisitados pelo administrador Aldenir Paraguassú foram os de capinagem e limpeza de bueiros. Para isso, a SESIPE disponibilizou 15 reeducandos. A atividade irá do Balão do Aeroporto até a barragem.

Para o administrador do Lago Sul, Aldenir Paraguassú, a ação é de suma importância para a região, uma vez que envolve órgãos do governo atuando para atender aos anseios da população. “É uma ação de importância estratégica e preventiva. Estratégica, à medida que decorre de ação articulada de órgãos do Governo de Brasília, com participação do setor privado, e atende diretamente aos anseios da comunidade. Preventiva, pois se antecipa ao período das chuvas, e evita prejuízos para o público e para o governo, ao mesmo tempo em que evita os mais diversos tipos de transtornos. Todos agindo em favor de todos.”, frisou o administrador.

As administrações interessadas em receber o programa poderão solicitá-lo na sede da SEJUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *