Violência contra os jovens é debatida em Valparaíso

17112015065857

A violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas. É o que mostra o último levantamento divulgado em 2013 pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela). Para debater o tema, a Prefeitura de Valparaíso realizou uma audiência pública com a participação de representantes da juventude local, estudantes, autoridades políticas e lideranças comunitárias. A idéia é buscar soluções de enfrentamento ao problema e dar visibilidade a uma questão que preocupa toda a sociedade brasileira.

Os debates foram realizados no dia 13 de novembro, na Feira do Céu Azul, no Jardim Céu Azul. A Prefeita Lucimar Nascimento participou das discussões. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Valparaíso, Elson Cândido dos Santos, o Deputado Federal, Rubens Otoni, o comandante da Polícia Militar, Tenente Cláudio Danilo Moura Braga, a Administradora do bairro, Edna Almeida, secretários municipais e estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Céu Azul.

Ao se dirigir aos presentes, a Prefeita destacou a importância de se valorizar os profissionais da segurança pública que desempenham um papel fundamental no combate a criminalidade. Parabenizou os jovens pela força de vontade de vencer os desafios inerentes à juventude. Destacou ainda que uma das formas que o governo municipal encontrou para enfrentar as situações de violência, principalmente contra os adolescentes, é investir em educação de qualidade e espaços culturais voltados para essa parcela da sociedade.

“Temos trabalhado para desenvolver políticas de inclusão dos jovens de Valparaíso. Com esse objetivo, nossa gestão decidiu criar vários programas. O Estação Juventude é um deles. Temos ainda outros espaços culturais como as Escolas de Músicas o Céu das Artes voltados para o desenvolvimento da arte, cultura e esporte. Oferecemos ainda cursinho pré-vestibular ministrados por alunos da Universidade de Brasília (UnB)”, destacou a gestora.

Na abertura do evento houve a apresentação do Grupo de Hip Hop Winnex Crew. Ao mesmo tempo em que ocorriam as discussões, um jovem da comunidade aproveitou para imprimir sua arte por meio de um painel grafitado no muro da feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *