Hélio José elogia resolução da Aneel que incentiva micro e minigeração de energia

imagem_materia (23)

O senador Hélio José (PSD-DF) parabenizou na última quinta-feira (3), em Plenário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelas novas regras sobre mini e microgeração de energia no país, especialmente a Resolução Normativa 482/2012, que cria o sistema de compensação de energia elétrica e começará a valer a partir de março de 2016.

Ele explicou que, pelas novas regras, consumidores ou condomínios poderão instalarpequenos geradores, como painéis solares e microturbinas eólicas, e repassar para a empresa concessionária local a energia que sobrar. Esses consumidores ficarão, então, com créditos que valerão por até 60 meses e poderão ser abatidos em futuras contas de luz. Será permitida também a formação de consórcios ou cooperativas para a mini e microgeração de energia.

Hélio José afirmou que, pela previsão da Aneel, essas novas regras vão permitir que, até 2024, o país conte com 1,2 milhão de unidades consumidoras produzindo energia nesse regime, totalizando 4.500 megawats de potencial instalado.

Para o senador, a iniciativa é boa, mas ainda é pouco, diante do grande potencial do país para a energia solar, por exemplo.

— Precisamos rever essa meta e fazer isenções tributárias. Dar condições para que fábricas de equipamentos necessários para massificar a energia solar nos tetos das nossas donas de casa, nos tetos das micro e pequenas empresas, possam acontecer de forma mais favorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *