Luziânia afunda o Planaltina de Goiás
O Luziânia, líder do Campeonato Candango 2016, recebeu o Planaltina-GO neste sábado (5) e derrotou os adversários pelo placar de 2 x 0, vencendo, assim, sexta partida consecutiva no certame. O confronto realizada no estádio Serra do Lago recebeu um excelente público, que viu um time azulino dominar completamente o duelo. A equipe do entorno do Distrito Federal é a única em todos os estaduais do país com vitórias em todos os seus compromissos.
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Ricardo Antônio segue firme na ponta da tabela, com 18 pontos e 100% de aproveitamento. Já o Pantera do Cerrado permanece na lanterna, com apenas um ponto, de um empate na competição, e com um saldo de 10 gols negativos.
O jogo teve um início bastante animado, com os jogadores bastante empenhados em chegar ao ataque. O Planaltina-GO não se intimidou em estar perante aos líderes da competição e respondiam as ofensivas sempre com muita disciplina tática. Porém, o primeiro lance de maior perigo foi do time azul, com o chute forte de Thompson da intermediária, aos 12 minutos. Mas, a bola, apesar de muito próxima ao gol defendido por Julião, saiu pela linha de fundo.
Com o apoio da torcida nas arquibancadas, o Luziânia se animou e foi para cima. Aos 19 minutos, após o defensor cortar mal um lançamento, Rodriguinho chegou em velocidade e bateu de primeira, mas o arqueiro Julião operou um verdadeiro milagre e desviou à córner. Era o começo do show particular do goleiro planaltinense. No lance seguinte ele encaixou um cabeceio a queima-roupa, após cobrança de falta.
Entretanto, com 27 minutos de bola rolando, não teve como segurar. Thompson cobrou falta que veio da esquerda e o zagueiro estreante Rodrigo Barros subiu mais que a zaga para cabecear. A bola ainda tocou no goleiro do Planaltina-GO antes de passar a linha, Luziânia 1 x 0 no placar.
Aos 37 minutos o atacante Dan fez bela jogada pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. O zagueiro visitante desviou para o goleiro Julião, que defendeu com as mãos. O árbitro Wales Martins interpretou como recuo e marcou falta em dois lances dentro da área. No entanto, a cobrança não resultou em nada produtivo aos donos da casa, desperdiçando boa oportunidade para ampliar.
Para finalizar o primeiro tempo, o Pantera do Cerrado ainda tentou deixar tudo igual, aos 47 minutos. O camisa oito, Vandson, aproveitou passe errado dos rivais, recuperou a bola e avançou em velocidade. Porém, ao chegar na entrada da área tinha a opção do passe, mas preferiu arriscar um chute fraco, que foi parar nas mãos do goleiro Edmar Sucuri.
O segundo tempo começou bastante movimentado. Logo aos 10 minutos, o volante Aldo roubou a bola para o Luziânia depois de uma pixotada do zagueiro e arrematou, mas a pelota acertou caprichosamente a trave direita de Julião. No contra-ataque, Gabriel chutou de muito longe para Sucuri defender em dois tempos. O torcedor até chegou a comemorar o segundo gol, aos 14 minutos. Rodriguinho cabeceou e Julião fez a defesa parcial. Na volta, Aldo, novamente de cabeça, empurrou para as redes, mas a arbitragem parou marcando impedimento no lance, acertadamente.
Daí veio o fato lamentável da partida. Um objeto foi atirado contra o assistente número dois do jogo, Marconi Souza, mas felizmente não o acertou. No entanto, o autor do ato foi identificado e levado pela polícia. A partida teve seu prosseguimento normal com pleno domínio dos mandantes.
Depois de confusão em um lance e sair reclamando muito, o meia Iranildo foi expulso de campo com o cartão vermelho, o que dificultou ainda mais as coisas para o lado do time vermelho, embora o zagueiro Márcio ainda tenha levado perigo ao gol de Edmar Sucuri em cobrança de falta, aos 41 minutos. Mas, aos 47’, Aldo recebeu passe açucarado para fazer 2 x 0 e dar números finais ao duelo dos goianos.
“Independentemente da posição que eles se encontram no campeonato, tivemos dificuldades para fazer o resultado. Mas, graças a Deus ganhamos e agora é nos preparar bem para o jogo com o Gama no próximo final de semana”, ponderou o volante Aldo, do Luziânia.
Na 7ª rodada, o Luziânia tenta selar de vez a classificação no confronto direto contra o Gama, sábado (12), às 20h, no estádio Bezerrão. Já o Planaltina-GO busca a sobrevida contra o Santa Maria, na sexta-feira (11), às 15h30. A partida será realizada no Augustinho Lima, mando de campo do Pantera.
Por Haland Guilarde