Uauá na pauta do Congresso Nacional
Uma rodinha de deputados e senadores de vários partidos da Bahia chamou à atenção de quem passava pelo Cafezinho do Congresso Nacional no inicio da manhã de hoje, terça-feira 8. Na pauta nada de impeachment da presidenta Dilma ou a saide do presidente da Casa, Eduardo Cunha. O assunto era o destino político da pequena cidade de Uauá, conhecida como a capital do bode, distante 363 km de Salvador.
Os políticos discutiam a sucessão do atual prefeito Olímpio Cardoso Filho e a formação de alianças para as eleições municipais deste ano. A primeira alternativa lembrada foi o nome do ex-prefeito Jorge Lobo, que logo foi descartado. “Precisamos de um nome sem mácula e respeitado pelo povo”, sugeriu um deputado. “Quem seria então?”, questionou outro.
Foi quando um senador entrou na conversa: “Tem um fiscal do DERBA (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) muito descente lá, o Zé Pintado”. Todos olharam para o cacique e concordaram de imediato com a sugestão. Teve também quem defendesse o nome do assessor do prefeito ACM Neto, o ex-secretário de Saúde de Uauá, Marco Aurélio Guimarães. “Será um excelente vice.”
Em época de crise política, a reportagem ficou curiosa: quem será o homem ética, trabalhador e respeitado da política baiana? Sua história realmente é digna de admiração.
José Sousa Sampaio, conhecido popularmente por Zé Pitado, cuida das estradas baianas desde os 16 anos de idade. Aposentou-se. Convidado pelo órgão, retornou aos trechos. Seus amigos de trabalho dizem que “não existe macho mais honesto do que ele”. Mesmo cuidando de grandes obras em todo o Estado, vive de forma discreta na terra do bode, onde mora há mais de 30 anos. Casado com a enfermeira Maria Ludicea Dias de Freitas, conhecida como Lau, o casal tem dois filhos já formados.
José Pintado, procurado pela reportagem, não retornou as ligações para comentar sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito de Uauá, com o apoio da cúpula da política da Bahia.