Vazamento de óleo atinge o mar no Litoral do RS

noticia

O vazamento de óleo ocorrido ontem, no Rio grande do Sul, chegou ao litoral norte, entre as cidades de Imbé e Tramandaí. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (7), após um sobrevoo no local. De acordo com informações do portal G1, a mancha tem cerca de 10 quilômetros de diâmetro, segundo a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil.

O ocorrido aconteceu após o rompimento de um mangote acoplado em uma monoboia, equipamento responsável por levar o óleo para o continente, por conta do temporal que atingia a região, conforme afirma a delegada Marina Goltz. “Visualmente ainda está vazando, mas técnicos da Petrobras estão fazendo a contenção, trabalhando no local”, relatou Goltz, dizendo ainda que entraria em contato com a empresa para descobrir a situação atual do vazamento.

O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, diz que este é o maior acidente ambiental registrado no local. Segundo a Polícia Federal, a falta da manutenção causou o rompimento de uma válvula, por onde o petróleo vazou. A investigação apontou também, com base em informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi usada pela mesma empresa uma substância tóxica nociva à saúde humana e ao meio ambiente durante a operação desencadeada para conter o produto derramado no oceano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *