Israel mantém quatro brasileiros presos, sendo um adolescente
De acordo com o mais recente relatório do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Palestina (CCBP), quatro brasileiros que também têm nacionalidade palestina estão atualmente presos em Israel, sendo um deles um adolescente de 17 anos.
Segundo o portal Opera Mundi, o jovem Sultan Hijaz, de 17 anos, foi preso em Mazra Sharquiya no fim de 2015, acusado de “atirar pedras” contra soldados israelenses. Após julgamento em tribunal militar, ele foi condenado a 10 meses de prisão depois de passar quatro meses detido, aguardando a decisão. Sua família terá de pagar, ainda, R$ 3 mil em multa.
Outro os presos é Islam Hamed. Ele foi detido pela primeira vez aos 17 anos. Aos 32 anos ele passa pela terceira detenção. Segundo o levantamento do CCBP, ele foi preso em outubro do ano passado em Silwad sem que as autoridades israelenses tenham feito acusações contra ele. A mãe de Islam, Nadia Hamed, conta que o filho fez greve de fome no ano passado e que teme pela saúde do homem.
Os outros casos abordados no relatório são e Mujahed Hamed, 23 anos, em Silwad, e de Yussef Barghouthi, de 22 anos, de Der Abu-Mishal. Um outro brasileiro-palestino, Raed Issa Abdel Aziz, de 22 anos, foi solto em janeiro deste ano depois de passar dois anos e três meses detido por “entrar em contato com representantes do Hamas na Jordânia” e por “atirar pedras contra o Exército israelense”, segundo o CCBP.
A Embaixada de Israel no Brasil não respondeu às solicitações de entrevista sobre os casos dos brasileiros detido. O Itamaraty afirmou, por e-mail, que a Embaixada Brasileira em Tel Aviv e que o Escritório do Brasil em Ramalah “acompanham atentamento os casos de brasileiros detidos em sua jurisdição”.