França prolonga estado de emergência por dois meses
O governo francês anunciou nesta quarta-feira (4) que irá prolongar por dois meses o estado de emergência, decretado após os atentados jihadistas de 13 de novembro em Paris, com o objetivo de garantir a segurança durante a Eurocopa e a Volta de Ciclismo. De acordo com informações do portal G1, foi apresentado um projeto de lei que permitirá manter o estado de emergência a partir de 26 de maio durante dois meses suplementares.
O porta-voz governamental, Stéphane Le Foll ressaltou que o objetivo é “ter os meios necessários para garantir a segurança” da Eurocopa, que será realizada de 10 de junho a 10 de julho, e do Tour de France de 2 a 24 de julho. O projeto de lei será debatido e submetido ao voto na Assembleia Nacional no dia 19.
O porta-voz destacou que o Executivo pretende reduzir o estado de emergência “ao mesmo tempo estritamente necessário” e por isso limita o prolongamento a dois meses (frente aos três das duas anteriores), de modo que finalize ao mesmo tempo que o Tour.
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, já tinha avançado em 20 de abril sua intenção de um novo prolongamento do estado de emergência por dois meses “para permitir uma melhor resposta frente ao terrorismo”, levando em conta a persistência da ameaça.