Sobe para nove número de mortos no DF por H1N1
Subiu para nove o número de mortos no Distrito Federal em decorrência do H1N1 desde o início do ano até o último dia 7, anunciou na última sexta-feira (13) a Secretaria de Saúde. No mesmo período, foram registrados 117 casos da doença na capital – 15 deles em gestantes. No ano passado, não houve mortes por H1N1 no DF.
De acordo com a secretaria, dos casos confirmados da doença, 80 foram considerados graves e necessitaram de internação dos pacientes. As regiões com maior incidência da doença foram Santa Maria (19), Asa Norte e Ceilândia (15 cada) e Riacho Fundo (7).
Desde o início da vacinação contra gripe, no dia 30 de abril, 526 mil pessoas foram imunizadas no DF. O número corresponde a 86% do público-alvo da campanha.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, afirma que a imunização vai ser reforçada nesta segunda-feira (16) para alguns grupos que ainda não atingiram a meta de imunização.
“Nós vamos continuar a vacinação de gestantes, idosos e crianças de seis meses a menores de cinco anos porque esses grupos ainda não atingiram 80% de imunização. O nosso estoque deve terminar agora porque não recebemos um estoque finito de vacinas. Nós estamos focando nos grupos que faltam para fazer uma proteção efetiva”, disse.
Os profissionaisde saúde (119%) e os pacientes com duas doenças crônicas ao mesmo tempo (100%) e mulheres que tiveram filhos há 45 dias (94,8%) não serão mais vacinados na rede pública de saúde por já terem atingido a meta de imunização para esses grupos.